Primeira edição do Tortelaço celebra cultura e gastronomia nos dias 17 e 18 de março

Atração tem como palco a Via Del Vino, em Bento Gonçalves, com acesso gratuito ao público

Uma iguaria herdada diretamente dos imigrantes italianos que colonizaram a região da Serra Gaúcha é a protagonista do novo atrativo que vem para movimentar Bento Gonçalves. A primeira edição do Tortelaço – Festival de Tortéi, ocorre nos dias 17 a 18 de março, na Via del Vino, no centro da cidade com a proposta de proporcionar experiências diferenciadas ao público.

Uma delas, sem dúvida, é a degustação do prato, tradicionalmente preparado com massa e recheio de abóbora, guarnecidos por molho – acompanhamento que traz o tempero da criatividade para o deleite do paladar. No evento, quatro tipos da iguaria, composta por massa recheada com abóbora e coberta por diferentes molhos, serão ofertados ao público. Será possível degustar combinações como tortéi com molhos de salame, bolonhesa, tomate seco, manteiga com sálvia e nozes. Para a sobremesa, vale experimentar o tortéi com molho doce. A venda será realizada por porção, cada uma delas ao custo de R$ 20,00. A dica é harmonizar a degustação com os vinhos e sucos de uva da região, que também serão comercializadas no local.

  • Ótica Debianchi
  • Vinícola Garibaldi

Concebido pela Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), o Tortelaço traz a cozinha afetiva das avós para uma proposta com ares de filó. A criação do Tortelaço reitera as iniciativas do CIC-BG para incrementar o turismo de experiência, atividade da qual Bento Gonçalves já é referência, a fim de criar novos atrativos e manter sempre renovado o repertório turístico do município. “Estamos em uma região riquíssima em uma bela história, que precisa ser conhecida, reconhecida e compartilhada. É importante fomentar novas ações mesmo em eventos consagrados, como é a Fenavinho, ampliando as oportunidades de desenvolvimento e fomento ao trade por meio do turismo de experiência”, diz a presidente do CIC-BG, Marijane Paese.

  • Vinícola Garibaldi

Segredos de um bom tortéi

Junto às lembranças afetivas que o tortéi suscita, outro assunto deixa essa conversa ainda mais saborosa: como preparar um tortéi perfeito?

Um dos passos iniciais é a escolha do tipo da abóbora. Para não errar, sempre prefira a da espécie moranga ou cabotiá. Um dos segredos para um bom recheio é refogar os ingredientes – cebola, alho, sálvia, entre outros – antes de adicionar a abóbora, descascada e cortada em pequenos pedaços, para que cozinhe até desmanchar. No final, acerta-se o tempero com sal e noz-moscada.

Uma das curiosidades sobre a abóbora, que muito antes da colonização no país já fazia parte da dieta dos indígenas, é quanto ao seu gênero de classificação. Apesar de estar no grupo das hortaliças, ela não é verdura nem legume, como muitos acreditam. “A abóbora é considerada um fruto rasteiro, pertence à mesma família do chuchu, pepino, melancia e melão”, explica a nutricionista Shaline Bianchi, do restaurante Di Paolo, que assina a cozinha do Tortelaço.

O Tortelaço é uma realização do CIC-BG, com apoio da Prefeitura de Bento Gonçalves, ExpoBento e do Grupo RBS.

Fenavinho Cultural

Além de desfrutar as atrações gastronômicas, o público terá a oportunidade de apreciar os atrativos da programação artística trazida pelo ‘Fenavinho Cultural’. O projeto oferece, de forma concomitante, uma agenda de shows musicais gratuitos à comunidade envolvendo artistas como Tenor Dirceu Pastori, Coral Vale dos Vinhedos, Banda Arte Gaúcha, Inês Rizzardo, Grupo Arte Gaúcha e Vocal Allegro.

O ‘Fenavinho Cultural’ é uma realização do CIC-BG, com patrocínio de Orquídea, Multimóveis e Anderle Transportes e financiamento do PRÓ-CULTURA RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Serviço

O quê:  Tortelaço – Festival de Tortéi

Quando: dias 17 de março (sexta-feira), a partir das 18h, e 18 de março (sábado), a partir das 16h

Onde: Via del Vino, no centro de Bento Gonçalves

Quanto: entrada franca

Tortelaço

Porção de tortéi (molhos: salame, bolonhesa, tomate seco, manteiga com sálvia e nozes e molho doce): R$ 20,00

Atrações artísticas do ‘Fenavinho Cultural’

17 de março

18h: Liturgia de Ação de Graças (Paróquia Santo Antônio)

19h: Abertura oficial

19h30: Abertura da Casa do Vinho

20h: Banda Arte Gaúcha

21h: Show com Tenor Dirceu Pastori e Banda

18 de março

16h: Coral Vale dos Vinhedos

17h30min: Inês Rizzardo

19h30min: Grupo Arte Gaúcha

21h: Vocal Allegro

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também