Primeira Feira Brasileira do Grafeno na UCS teve público de mais de 3 mil pessoas

Em sua primeira edição, a Feira Brasileira do Grafeno reuniu um público de mais de 3 mil visitantes interessados em conhecer as possibilidades e resultados no mercado do produto que é considerado um dos maiores recursos da atualidade para aplicações em alta tecnologia. Material que vem revolucionando a indústria mundial, um dos mais fortes e leves do mundo, o grafeno é 200 vezes mais resistente que o aço. O evento foi promovido pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e sua abertura contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro.


 

De tecidos a peças técnicas e estruturais, como vergalhões, equipamentos de proteção, como capacetes, a utilidades domésticas, os investidores, empresários e potenciais desenvolvedores de novos negócios e empresas que passaram pela Instituição de 9 a 16 de julho puderam conhecer 17 expositores e projetos que materializam as parcerias da UCSGRAPHENE, planta de aplicação, caracterização e produção de grafeno da UCS. Para além de Caxias do Sul, o público de interessados alcançou também outros estados e países como a Argentina, os Emirados Árabes e os Estados Unidos.

“Foram potencializadas várias parcerias, que serão mensuradas após a feira e a partir do contato e da conversa com as empresas”, avaliam o coordenador da UCSGRAPHENE, professor Diego Piazza, e o responsável pela ZextecNano, Hugo Sousa, empresa parceira da UCS que atua em ações de produção e comercialização de grafeno e na intermediação de projetos de desenvolvimento de produtos. “A maior importância do evento é posicionar Caxias do Sul como referência na produção e desenvolvimento da tecnologia do grafeno e em soluções com o material”, pontuam, ressaltando o potencial de, para além da pesquisa, transformar o conhecimento em nota fiscal. Além da visibilidade, eles lembram que já houve convite para organizar nova edição da Feira no mês de outubro, em Brasília, junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, e contam que se pretende realizar, no próximo ano, a terceira edição em Caxias do Sul, entre outros eventos relacionados.


 

A realização foi da Fundação Universidade de Caxias do Sul, da Universidade de Caxias do Sul, da UCSGRAPHENE, da ZextecNano e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Para quem não pôde visitar o evento, está sendo disponibilizado o tour virtual neste link.

Fotos: Claudia Velho