Primeiro semáforo inteligente de Bento começa a ser instalado no Borgo
O novo sistema, instalado no cruzamento das ruas São Paulo e Fiorelo Bertuol, será responsável pelo acompanhamento integral da movimentação do tráfego de veículos e pela gestão das sinaleiras do local
Nesta quinta-feira, 21/10, a secretaria municipal de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (SEGIMU), começou a instalação das câmeras do sistema dos primeiros semáforos inteligentes, os quais estão sendo alocados no bairro Borgo, no cruzamento entre as ruas São Paulo e Fiorelo Bertuol.
O novo sistema será responsável pelo acompanhamento integral da movimentação do tráfego de veículos e pela gestão das sinaleiras do local. Conforme a pasta, o equipamento funciona até mesmo em situações de baixa visibilidade, em períodos noturnos, com neblina ou chuva.
Ao todo serão instaladas quatro câmeras. Segundo a SEGIMU, o local foi escolhido pelo fato de ser o semáforo do município com o maior tempo de espera e a maior quantidade de fases, além de ter um grande fluxo de veículos em todas as direções.
Como funciona o equipamento?
Os novos equipamentos estão sendo fixados em frente às sinaleiras e detectam a passagem dos veículos. O dado é enviado a um software que passará a planejar e calcular os tempos de verde (sinal aberto), com base nas informações repassadas. Com isso o sistema analisará o fluxo nos cruzamentos e decidirá automaticamente quais movimentos devem abrir ou fechar e por quanto tempo.
De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Marcos Barbosa, “o novo sistema fará um melhor gerenciamento do trânsito no local, reduzindo o tempo de espera dos motoristas e melhorando o congestionamento nos horários considerados de pico, ou seja, com maior fluxo de veículos. Após a conclusão da instalação do sistema, a SEGIMU pretende realizar a instalação de mais semáforos inteligentes em outros pontos da cidade”, adianta.
Ainda segundo Barbosa, a expectativa é que na próxima semana o novo sistema já esteja funcionando, tornando o trânsito mais fluído.