Primeiro trimestre registra sete assassinatos

Dados do primeiro trimestre deste ano revelam que houve queda no número de homicídios ocorridos em Bento Gonçalves em relação ao mesmo período de 2012, passando de seis casos para cinco. Porém, o número de vítimas sobe para sete se forem considerados os bento-gonçalvenses mortos em outras cidades do Estado.

A maior parte das mortes foi provocada por ferimentos a faca – três dos cinco casos locais e os dois ocorridos em outras cidades. Dos sete crimes, ainda não foram esclarecidos o assassinato de Sandro Rocha Peres, em Farroupilha, e o mais recente, cometido no último final de semana, no bairro Zatt. A Polícia Civil investiga o responsável pela morte de Dorival Bagiston, de 44 anos. Informações que possam auxiliar na elucidação do caso podem ser repassadas à 1ª Delegacia de Polícia (1ª DP), pelos telefones 3452 2500 ou 197, inclusive de forma anônima.

Data: 1º de janeiro
Vítima: Lairton Domingos Menegotto, 28 anos
Local: rua Carlos Dreher Neto, bairro Vila Nova
Arma: faca
Caso: a vítima teria se envolvido em uma discussão com um conhecido e foi atingida no tórax. O acusado foi identificado após investigação da 2ª Delegacia de Polícia (2ª DP) e o inquérito está em fase de conclusão.

Data: 20 de janeiro
Vítima: Sandro Rocha Peres, 41 anos
Local: RSC-453, km 109, em Farroupilha
Arma: faca
Caso: Peres foi ferido na região do pescoço com pelo menos duas facadas. Com ele, os policiais encontraram R$ 7 no bolso da bermuda e R$ 170 em uma mochila. O automóvel da vítima foi localizado abandonado a cerca de um quilômetro do local do crime, o que descarta a possibilidade de assalto. O inquérito está em andamento e ainda não há indicação do autor das facadas.

Data: 26 de janeiro
Vítima: Giovanni Pliski, 15 anos
Local: rua 10 de Novembro, bairro Botafogo
Arma: estaca de madeira ou barra de ferro
Caso: a vítima foi ferida durante uma briga motivada por desavenças anteriores entre os agressores e os amigos de Giovanni. Ele chegou ser socorrido, mas, após duas paradas cardíacas, não resistiu e morreu ao dar entrada no hospital. Quatro pessoas foram identificadas como autores do crime, dos quais três adolescentes – dois de 15 anos e um de 17 – e um jovem de 19 anos. Como o caso envolve menores de idade, o procedimento de apuração de ato infracional foi encaminhado ao juizado especializado.

Data: 23 a 25 de fevereiro
Vítima: Sidney Antônio Basso, 66 anos
Local: bairro Bela Vista, Porto Alegre
Arma: faca
Caso: a vítima estava desaparecida desde o dia 23 de fevereiro e foi encontrada morta pela faxineira no dia 25. Basso era natural de Bento Gonçalves, mas morava em Porto Alegre, onde tinha de um salão de beleza. O inquérito já está com o Judiciário e um dos suspeitos foi identificado.

Data: 8 de março
Vítima: Ronaldo Gomes, 25 anos
Local: avenida Osvaldo Aranha, bairro Cidade Alta
Arma: faca
Caso: Gomes estava na área de embarque da Estação Rodoviária de Bento Gonçalves quando foi morto com diversas facadas. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado ao Hospital Tacchini, mas não resistiu aos múltiplos ferimentos. A vítima tinha diversos antecedentes criminais, entre os quais lesão corporal, furto qualificado e posse de entorpecentes. Dois suspeitos foram identificados e ouvidos na 1ª Delegacia de Polícia (1ª DP). O inquérito está em fase de conclusão.

Data: entre os dias 17 e 18 de março
Vítima: M. L. L. D., 46 anos
Local: Motel na RSC-470
Arma: esganadura
Caso: um casal foi encontrado morto no quarto de um motel. Segundo a BM, o corpo da mulher, de 46 anos, estava coberto sobre a cama e com marcas de esganadura. Já o homem, de 42, apresentava sinais de enforcamento e estava próximo à janela. A investigação está sob responsabilidade da delegada Isabel Pires Trevisan, titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam). Ela confirmou que eles não eram casados e que em maio do ano passado a mulher havia registrado um boletim de ocorrência contra o homem por ameaça de morte, mas não deu prosseguimento ao processo. A principal tese é de crime passional. Os nomes das vítimas foram preservados a pedido da Polícia Civil.

Data: 30 de março
Vítima: Dorival Bagiston, 44 anos
Local: rua Vereador Roque Betinelli, bairro Zatt
Arma: faca
Caso: os Bombeiros foram acionados por vizinhos e encontraram a vítima inconsciente no box do banheiro da casa onde morava, com diversas facadas, principalmente na região abdominal. Ele foi socorrido e levado ao Hospital Tacchini, mas não resistiu aos múltiplos ferimentos. Segundo o Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra (CRPO/Serra), Bagiston possuía diversos antecedentes criminais. Junto ao corpo foi encontrado um revólver calibre .38 com numeração raspada e cinco munições intactas. A investigação está a cargo da 1ª DP, que já começou a ouvir testemunhas para apurar o autor do crime.

Reportagem: Katiane Cardoso


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.