Procon alerta a população sobre aumento de tentativas de golpes nas redes sociais

Nesta sexta-feira (26/02), o Procon de Bento Gonçalves divulgou um alerta para a população sobre golpes e fraudes, que, segundo o órgão, têm aumentado consideravelmente nos últimos tempos. De acordo com o coordenador do Procon, Maciel Giovanella, no período da pandemia esse tipo de ação criminosa aumentou consideravelmente, incluindo o envio de e-mails falsos, ofertas de compras pela internet em redes sociais (Instagram, Facebook e WhatsApp), cursos oferecidos como gratuitos, mas que cobram o material de didático, não sendo considerado portanto gratuitos entre outras práticas irregulares que foram verificadas.    

"Quanto a boletos falsos, é preciso ter muito cuidado. É necessário conferir a autenticidade do boleto, e conferir junto com o SAC do emitente, além de conferir se o CNPJ do emitente se trata efetivamente da empresa beneficiária do pagamento. Infelizmente, por mais que a tecnologia favoreça a autenticidade dos boletos, pode-se sofrer com o hackeamento e falsificação", afirma.

Outra prática comum que tem preocupado o Procon envolve golpes através do WhatsApp. "Um outro golpe que inúmeras pessoas estão caindo envolve empréstimos via WhatsApp, mediante a pagamento antecipado de valores. Normalmente a pessoa recebe uma ligação ou mensagem informando que para conseguirem um valor de empréstimo, terão o mesmo liberado a partir de um pagamento de  alguns valores antecipados, por fim acabam pagando e não recebem os valores do empréstimo", alerta.

 

Compras em redes sociais 

Giovanella salienta ainda sobre os cuidados que o cidadão deve ter ao realizar compras através de redes sociais."Se as compras realizadas em sites de lojas, por vezes já acometem o consumidor com aborrecimentos devido à falta de entrega de produtos e uma série de outros dissabores, que dirá as compras realizadas via Facebook e Instagram, por isso o consumidor deve tomar muitos cuidados com relação a esse tipo de aquisição on-line".

 

Dicas do PROCON

– Verifique se o site apresenta um CNPJ, dados para contato, um Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) com telefone de contato e informações claras.

– Pesquise sobre a reputação do site, utilizando informações, tais como dos sites de apoio Reclame Aqui e consumidor.gov.br.

– Desconfie de ofertas milagrosas.

– Consulte comentários sobre determinados sites a fim de apurar a confiabilidade.

– Solicite informações preventivas ao Procon para evitar "armadilhas" de golpistas. 

 

Devido as medidas de prevenção à pandemia, o Procon atende mediante agendamento, das 9h às 16h (sem fechar o meio-dia). O expediente interno ocorre das 8h às 17h. Os telefones para contato são (54) 3055 8547 / 3055 8541 / 3055 8542 / 3055 8543 / 3055 8544 / 3055 8545 e o e-mail procon@bentogoncalves.rs.gov.br.        

 

 

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