Procon alerta para cuidados na hora de comprar através das redes sociais

O Procon de Bento Gonaçlves alerta os consumidores sobre os cuidados na hora de efetuar compras através da internet, principalmente por meio de redes sociais como Instagram, Whatsapp e Facebook.

Hoje as redes sociais contam com um grande número de fornecedores, desde os que possuem lojas físicas até os informais que acabaram de entrar no mercado ou que vendem esporadicamente. Neste caso, o consumidor deve prestar ainda mais atenção no ato da compra. A coordenadora do Procon, Karen Battaglia explica: "A escolha do fornecedor poderá influenciar até mesmo no tipo de proteção em que a transação está assistida. Um caso específico de alerta são as ofertas apresentadas muitas vezes somente em páginas do Facebook. Essas ofertas não estão literalmente nos sites das lojas e algumas nem mesmo tem o conhecimento dessas promoções, alegando desconhecer e não ter qualquer relação com essas páginas de Facebook, se tratando de casos específicos de fraude", alerta.

Para evitar problemas, verifique se o site apresenta dados da empresa, como CNPJ, endereço físico, razão social e pelo menos três contatos telefônicos. Também são indicadores úteis o site possuir um canal de atendimento ao consumidor via telefone 0800, chat de reclamações, sugestões e elogios e um serviço de atendimento ao consumidor no pós venda. Fique atento à reputação do site e aos comentários deixados pelos consumidores sobre os produtos.

Contudo, se o vendedor por intermédio de uma empresa ficar autorizado a fazer essas vendas ou ofertas para os consumidores, essas lojas responderão em caso de problemas na relação de consumo. No caso, a empresa que autorizou e deixou à disposição do vendedor o uso dessas ferramentas, de captação de clientes/venda, responderá ao consumidor. O Procon lembra que a venda de produtos é proibida em perfis do Facebook, sendo necessária a criação de uma fanpage para a comercialização.

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