Procon de Bento orienta população sobre as promoções da Black Friday
Como vem ocorrendo há vários anos, está sendo anunciada a campanha de Black Friday para o próximo dia 26/11. A data está cada vez mais próxima, e as promoções começam a ser antecipadas. Às vésperas do grande evento, com promessas de descontos no momento da compra, surge também o alerta do PROCON-BG sobre como evitar cair em golpes e em falsas promoções.
O Coordenador do Procon de Bento Gonçalves, Maciel Giovanella, comenta sobre a importância de realizar pesquisas antes de realizar a compra. “É recomendável que o consumidor se mantenha atento às ofertas, fazendo o devido comparativo com os valores praticados anteriormente e com outros fornecedores, para aferir o verdadeiro valor comercial do produto ou serviço, não se limitando aos eventuais percentuais de descontos anunciados”. Ele também destaca a importância de observar as características do produto. “A descrição dos produtos ou serviços anunciados devem ser bem analisados, para que o consumidor adquira somente aquilo que corresponda ao efetivo interesse ou necessidade”.
As compras on-line
Ainda segundo o Coordenador do Procon-BG, ao adquirir produtos ou serviços por sites, é importante o consumidor se certificar da idoneidade do fornecedor, do histórico de cumprimento e resoluções das ofertas anunciadas, bem como ter a cópia das ofertas. “Prefira sites conhecidos, com informação sobre o CNPJ, endereço físico onde o fornecedor pode ser encontrado, endereço eletrônico, com serviço de atendimento ao consumidor (SAC). Desconfie de ofertas muito tentadoras, muito abaixo da média de mercado. As compras por impulso e mal analisadas poderão trazer transtornos e prejuízos ao consumidor, independente da proteção da lei consumerista”.
Compras em lojas físicas
Nas compras realizadas em lojas físicas, é aconselhável optar por adquirir os produtos em estabelecimentos devidamente regularizados e que emitam nota fiscal. Os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista e, se vendidos a prazo, o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e número das parcelas.
A embalagem do produto deve estar lacrada e conter todas as informações necessárias, como preço, quantidade, características, validade, identificação do fabricante ou importador, recomendações de restrição quanto à saúde e segurança do consumidor.
Confira a política de troca da loja, porque em compras realizadas em lojas físicas, não existe a obrigação de o fornecedor realizar troca imediata do produto. Porém, se a loja pratica esta política, peça por escrito o prazo eventualmente concedido para troca do produto por liberalidade.
Guarde todo o material publicitário (jornais de oferta e panfletos, por exemplo). Nas compras de produtos de mostruário, o percentual de desconto tende a ser maior.
Confira outras dicas do PROCON-BG
Nas compras realizadas pela internet:
- Faça uma lista do produto ou serviço que deseja e estipule um limite de gasto, evitando gastar mais do que o previsto. É muito importante também fazer uma pesquisa de preços por meio de aplicativos e sites de comparação de preços;
- Nas compras feitas em sites, após escolher o produto ou serviço, verifique se o preço será alterado no carrinho virtual, ou se o valor do frete é muito mais alto que o habitual
- Observe o prazo de entrega e informe-se antecipadamente sobre a política de troca da empresa.
- Evite clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais.
- Consulte o produto em questão, fazendo sempre a consulta na página oficial da loja, de preferência digitando o endereço do site, ou entrando em contato direto pelo SAC deste
- Verifique se o site visitado tem reclamações registradas no www.reclameaqui.com.br e na lista de sites não confiáveis.
O que diz o Código de Defesa do Consumidor
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, em compras feitas fora do estabelecimento comercial, o consumidor tem sete dias para “se arrepender” – cancelar a compra, solicitar a troca do produto, devolver o produto ou até pedir o dinheiro de volta (o prazo passa a contar da data da compra ou da entrega do produto) – artigo 49 do CDC. Qualquer produto, nacional ou importado, deve apresentar informações corretas, claras e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazo de validade, origem, além dos riscos que possam apresentar à saúde e segurança dos consumidores.
Os consumidores que se depararem com irregularidade nas relações de consumo podem entrar em contato com o Procon de Bento Gonçalves pelo telefone (54) 3055 8547/ 54 3055-8544, ou presencialmente, na rua Marechal Deodoro, nº 70, na base térrea da Prefeitura Municipal, para denúncia ou auxílio.
O atendimento ocorre das 9h às 16h, sem fechar ao meio-dia.