Procon: na semana do consumidor, órgão intensifica as ações de direito e defesa

Procon de Bento Gonçalves realiza diversas ações de conscientização durante o ano, entretanto, devido ao Dia do Consumidor, celebrado na última quarta-feira, 15 de março, diversas ações foram intensificadas durante toda a semana

Foto: Lucas Marques

Dia 15 de março é celebrado o Dia do Consumidor no Brasil. Em alusão à data, o Procon de Bento Gonçalves intensificou as ações que costumam ocorrer durante todo ano, principalmente as de conscientização da população em relação aos mais variados segmentos do direito e defesa do consumidor.

Além disso, de acordo com o assessor de políticas públicas do consumidor do Procon de Bento Gonçalves, Maciel Giovanella, também ocorreu a distribuição de material orientativo e mini palestras relacionadas ao tema, na própria unidade do Procon, aos consumidores que buscam o local.

“Uma das maiores funções desse órgão é prestar auxílio aos consumidores e garantir que as regras previstas na legislação estão sendo devidamente cumpridas, ou seja, oferecer orientação permanente sobre seus direitos e garantias, além de informar, conscientizar e motivar o consumidor”, afirma Giovanella.

Mensalmente, o Procon de Bento Gonçalves recebe uma média de 500 reclamações, que segundo Giovanella variam desde a abertura de procedimentos mais complexos até as reclamações mais simples que são resolvidas de forma rápida por meio de ligações aos fornecedores.

PRINCIPAIS RECLAMAÇÕES

De acordo com Giovanella, entre as principais reclamações segue liderando a lista as que envolvem empréstimos consignados não solicitados pelos consumidores, atingindo principalmente os aposentados.

“Em seguida seguem as reclamações com relação aos serviços de telefonia, internet, golpes financeiros (falso boleto), compras pela internet em sites falsos ou que não cumprem com a oferta, serviços concessionados de água ou luz”, aponta.

Além destes, Giovanella acrescenta que tem chamado atenção o aumento do número de reclamações relacionadas à compra de veículos seminovos.

“Aqui vai uma dica para a aquisição desses veículos, na condição de usados: levar em seu mecânico de confiança para que seja efetuada uma análise prévia antes de efetivar oficialmente a compra”, orienta.

Por outro lado, Giovanella salienta que tem crescido cada vez mais a quantidade de consumidores que buscam informações preliminares.

”Ou seja, antes de efetuar alguma negociação, justamente procurando prevenir e resguardar  direitos”, finaliza.

INADIMPLÊNCIA

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) divulgou os dados de inadimplência em Bento Gonçalves, referente ao ano de 2022. De acordo com o levantamento do órgão, ocorreu um aumento de 10,48% no montante da dívida dos inadimplentes na cidade.

“O ano que passou consolidou um cenário de retorno às condições pré-pandemia, o que devolveu o comportamento mais típico de consumidor. A movimentação no comércio também acompanhou essa tendência, com reflexos na questão da inadimplência, aparecendo como situação crônica no panorama socioeconômico local e nacional”, avalia o presidente da CDL-BG, Marcos Carbone.

Quando em comparação com 2021, o ano de 2022 também teve aumento de 3,82% nos registros ativos no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), sendo a maioria de pessoas físicas, mas também houve inclusões de pessoas jurídicas no sistema do SPC.

De acordo com o CDL, a maioria dos inadimplentes continua a dever para o comércio um ticket média que varia de R$ 100 a R$ 250. A dívida com valores de R$ 250 a R$ 500 foi a que registrou a maior queda: 20,75% para 15,16%. Por outro lado, houve aumento entre aqueles que devem as quantias menores.  O crescimento na fatia dos consumidores que estão com débitos entre R$ 50 e R$ 100 passou de 18% para 22,98%.

Os números da inadimplência apresentados pela CDL-BG também mostram um dado que chama a atenção: após um salto considerável em 2021, o número de mulheres endividadas caiu de 75,47% para 57,21%, enquanto o dos homens subiu de 24,53% para 42,80%.

Além disso, a faixa etária que mais devia mudou. Em 2021 quem liderava era o público entre 40 e 49. Em 2022 os adultos de 30 a 39 anos assumiram a primeira colocação. A faixa dos 30 que representava 22,89% subiu para 27,34%, enquanto a faixa dos 40 caiu de 25,07% para 22,28%. Entre os idosos com mais de 65 anos, o índice registou queda de 6,63% para 4,99%. Quem cresceu foi o montante de jovens endividados: as faixas de 18 a 24 e de 25 a 29 anos subiram cerca de dois pontos percentuais em 2022.