Professor do Carvi é finalista em prêmio de teses

A dissertação de Mestrado em Educação do professor Marcelo Luis Fardo, do Centro de Ciências Exatas, da Natureza e de Tecnologia do Campus Universitário da Região dos Vinhedos (Carvi), é uma das finalistas do Prêmio SBGames de Tese de Doutorado e Mestrado (categoria Game Design Innovattion Award), lançado pelo Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, que acontece, entre 12 e 14 de novembro, na PUCRS, em Porto Alegre.

Em seu projeto, Marcelo deu continuidade a um tema que já tinha atraído o seu interesse durante a realização do Trabalho de Conclusão do Curso de Tecnologias Digitais: os jogos menos convencionais, projetados para extrapolarem os limites dos espaços lúdicos. Tempos depois, ao conhecer o trabalho da designer de games e doutora pela Universidade da Califórnia, Jane McGonigal (2011), esse interesse se ampliou e deu origem ao seu projeto de Mestrado. “Em suas investigações, ela argumenta que é responsabilidade dos game designers começarem a utilizar seus conhecimentos para auxiliar na resolução de problemas reais, já que esses profissionais demonstram uma eficiência ímpar na resolução de problemas nos mundos virtuais”, destaca o professor.

No Mestrado em Educação na UCS, concluído em 2013, ele estudou, com a orientação da professora Carla Beatris Valentini, “A gamificação como estratégia pedagógica: estudo de elementos dos games aplicados em processos de ensino e aprendizagem”. É esse trabalho que está entre os mais inovadores entre um total de 736 produções inscritas no Prêmio. “Quando decidi ingressar no Mestrado em Educação, na linha de pesquisa de Linguagens e Tecnologia, comecei a intensificar minhas buscas por temas que ligassem os games com a educação, na intenção de realizar um recorte de um objeto de estudo que atendesse as demandas do programa de pós-graduação e as minhas como pesquisador. O objetivo já não era mais olhar para os games com o olhar do jogador, mas sair do interior do círculo mágico e observar o fenômeno de fora, com os olhos de um pesquisador que tenta analisar de modo crítico quais são as potencialidades que aquelas interações podem exercer nos indivíduos e como aproveitá-las de modo significativo para a educação”, conclui Fardo.

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