• Envase
  • Posto Ravanello
  • Vinícola Garibaldi
  • Debianchi
  • Naturepet Pharma

Profissionais do SAMU de Bento participam de operação de transporte aeromédico

  • Naturepet Pharma
  • Ótica Debianchi Lente em Dobro
  • Envase
  • Vinícola Garibaldi

Na ação, a equipe foi buscar uma paciente SUS, que estava em Pelotas e necessitava de um deslocamento com urgência para o Hospital Geral, em Caxias do Sul

Foto: Divulgação

Com o propósito de aprimorar ainda mais o atendimento da população, na última segunda-feira, 12/02, parte da equipe do Serviço Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Bento Gonçalves e Caxias do Sul, participaram, em conjunto, de uma operação de transporte aeromédico. O sistema está sendo implantado numa parceria do SAMU Serra com Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e conta com a colaboração da equipe de Bento.

A equipe do município contou com a participação do coordenador médico do SAMU, Thyago Coser, e do enfermeiro Gian Tamara Corrêa. Na ação, a equipe foi buscar uma paciente SUS, que estava em Pelotas e necessitava de um deslocamento com urgência para o Hospital Geral (Caxias do Sul).

O coordenador médico explicou sobre como funcionou o transporte da paciente. “Nós fomos por terra até a base da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Porto Alegre, e de lá de helicóptero até Pelotas, onde seguimos viagem com a paciente até Caxias, num deslocamento que teve duração de 23 minutos. Havia uma equipe terrestre nos esperando para levar a paciente em conjunto para o Hospital Geral”.

A expertise em atendimentos dessa natureza foi adquirida através de um curso que o SAMU de Bento fez em São Paulo no final de 2023. Na ocasião, foi realizado um curso na capital paulista sobre os procedimentos adequados de resgate para pacientes via aéreo.

“A ideia é fazer cada vez mais essas missões, encurtando o tempo de deslocamento, ganhando agilidade e tempo. A ideia é, também, de se fazer o resgate de pacientes que precisam de atendimento e correm risco de morte após sofrerem algum tipo de acidente. O helicóptero agiliza bastante o processo, levando a equipe e UTI até a cena de forma ágil”.

A coordenadora de enfermagem do SAMU, Melissa Bonato, destaca que “quando falamos de atendimento de urgência e emergência, temos que ter em mente que tempo é vida. Minutos podem fazer a diferença entre a vida e a morte. Reduzir o tempo de um transporte ou de um atendimento também significa reduzir sequelas para a vítima. A equipe do SAMU de Bento Gonçalves, juntamente com órgãos de segurança pública, estão engajados para alinhar mais este importantíssimo recurso que traz consigo ainda mais qualidade para um serviço que já é de excelência”.

O secretário de Saúde de Bento, Gilberto Júnior, destaca que “as nossas equipes estão sempre se aperfeiçoando em cursos e treinamentos. Agora estamos integrados também nessas operações de transporte aeromédico, com os nossos profissionais da área de saúde atuando em conjunto com o SAMU Serra, e desta forma iniciando mais uma modalidade de atendimento médico e também de resgate”.