Programa do estado beneficia 43 produtores da Serra com projetos de irrigação 

O ano de 2020 tem sido desafiador para os agricultores do Rio Grande do Sul. Além de lidarem com as restrições causadas pela pandemia do Coronavírus, a seca que atingiu o estado no começo do ano foi considerada uma das mais severas da história. Muitos produtores perderam quase a totalidade de suas plantações, principalmente por não possuírem um sistema eficiente de irrigação. Diante dessa situação, a procura por mecanismos que facilitem a instalação desses sistemas tem aumentado. Uma das alternativas é o programa Mais Água Mais Renda, da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR). A iniciativa possibilita a isenção do pagamento da primeira e da última parcela do financiamento do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar – o Pronaf. 

Até o momento, 43 agricultores da região da Serra Gaúcha já foram beneficiados com o programa. “Neste ano, grande parte de quem tinha irrigação não sofreu com a seca. E os agricultores que ainda não possuíam o sistema, começaram a ir atrás. Então esse programa auxilia muito esses produtores”, avalia a coordenadora regional da SEAPDR, Lucimar Rodrigues. 

Na última semana, os agricultores Gilberto Pastorello e Alberto Longo, de Pinto Bandeira, foram beneficiados com o subsídio. A assinatura dos contratos foi realizada no escritório da Emater/RS-Ascar em Pinto Bandeira. O subsídio para a instalação de um sistema de irrigação beneficiará a cultura do pessegueiro. De acordo com os produtores, o programa vale a pena não apenas pelo subsídio, “mas principalmente pela projeção do sistema de irrigação que é feita”. 


 

Já no dia 07/08, três agricultores de Cotiporã aderiram ao Programa Mais Água Mais Renda. Os contemplados foram Genor Luiz Griguol, Doraci Gregório Pitol e Alexandre Dal Piva. 

Também entraram no programa 13 agricultores de Antônio Prado, seis de Ipê, dois de Nova Araçá, seis de Nova Roma do Sul, quatro de Nova Prata, e um de Bom Jesus, Flores da Cunha, Nova Bassano, Paraí, Picado Café, São Francisco de Paula e Vista Alegre. 


 

Segundo a coordenadora regional, mais produtores da região deverão ser contemplado com o programa nos próximos meses. 

Conforme a secretaria da agricultura, “a irrigação detém a função de maior seguro agrícola do Estado, garantindo o sucesso da produção primária com sustentabilidade”. 

Fotos: Divulgação/SEAPDR

Enviar pelo WhatsApp:
VER MAIS NOTÍCIAS