Projeto Bombeiro Mirim 2023 de Bento Gonçalves entra na reta final

A segunda edição do projeto, coordenado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves, vai realizar a formatura das crianças no dia 12 de outubro.

Foto: CBMB/Divulgação

O projeto Bombeiro Mirim 2023, coordenado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves, que teve início em abril, está entrando na sua reta final. Após mais de seis meses de atividades, as 24 crianças tem sua formatura prevista para ocorrer no dia 12 de outubro.

Conforme o soldado Juliano Baigorra Ribeiro, no último final de semana, dias 23 e 24 de setembro, as crianças que fazem parte desta turma tiveram atividades em campo, que visa colocar em pratica tudo que foi repassado aos pequenos, com simulado de atendimento de primeiros socorros, segurança contra incêndios e trabalho em grupo.

“Não faltou empenho das 27 crianças que compõem a turma deste ano. O cansaço físico não foi o suficiente para minimizar a vibração colocada em cada missão”, desta.

A edição deste ano, que contou com a participação de crianças entre dez e doze anos, foi marcada por muitos diferenciais. Ao invés de terem atividades uma vez por semana, as crianças tiveram oficinas de segunda à sexta-feira, como uma espécie de contraturno escolar.

Além disso, outra novidade desta edição é que 50% das vagas foram ofertadas para crianças que fazem parte de famílias cadastradas no Centro de Referência em Assistência Social, o CRAS II.

Para cada dia da semana foi separada uma atividade diferente. Nas segundas-feiras, a criançada teve oportunidade de aprender a tocar instrumentos musicais, nas aulas de música. O Instituto Tarcísio Michelon levou até o Instituto Federal instrutores de técnicas de musicalização para as crianças aprenderam a tocar flauta e violino. A estrutura de instrumentos também foi fornecida.

Nas terças-feiras, as crianças tem a possibilidade de aprender um segundo idioma, o inglês. A escola Fisk é a encarregada de enviar professores para ensinar as crianças.

As quartas-feiras são divididas em dois turnos diferentes. Em um deles, os pequenos tem oficina de informática. Já na parte da tarde, acontecem as aulas de Jiu-Jítsu.

Nas quintas-feiras, das 13h30 às 17h, a turma de bombeiros mirins passa a tarde ao lado dos bombeiros militares, onde participam de uma série de aulas e atividades preparadas especialmente para eloes.

“O fato de estarmos com eles quase todos os dias da semana possibilitou que elos fossem criados de maneira mais sólida. Graças à parceria das empresas que entraram nesta missão, concluímos este ano certos de que cada uma dessas crianças encerrará este ciclo com uma visão de mundo muito maior do que iniciaram”, salienta.

Outro destaque é que nesta segunda edição, as crianças receberam, de forma gratuita, uniformes compostos por duas camisetas, abrigos, bonés, fardamento idêntico ao dos bombeiros militares, um par de tênis, além de um quimono para a prática esportiva de Jiu-Jítsu.

Este ano, devido aos municípios que foram severamente atingidos pelas enchentes, no início de setembro, as crianças puderam colaborar, mostrando solidariedade com as vítimas.

“O empenho deles para ajudar na distribuição de alimentos às cidades atingidas pelas enchentes dos últimos dias consolida nosso intuito de torna-los cidadãos conscientes de suas missões quanto indivíduos que podem fazer a diferença na vida das pessoas quando necessário”, afirma.

Conforme o soldado Ribeiro, os próximos dias serão marcados pela preparação da formatura das crianças.

“Nossa expectativa é de encerrar este ciclo entregando à eles uma formatura linda, para que se orgulhem do que passaram e, acima de tudo, nunca esqueçam que tudo é feito com muito zelo e amor, e só é possível que seja assim por ver neles futuros homens e mulheres predestinados ao sucesso em qualquer área que vierem a escolher”, finaliza.