Projeto “Cães com Amor” entrega certificados para crianças participantes

A iniciativa é promovida pelo Canil da 2ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR) com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Santa Maria

Fotos: Divulgação/Susepe

O projeto Cães com Amor, uma parceria do Canil da 2ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR) com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Santa Maria, realizou, na tarde da última quarta-feira, 13/12, uma cerimônia de encerramento das atividades do ano, com a entrega de certificados para as crianças participantes.

O programa é destinado aos pacientes do Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER II), executado na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), semanalmente, desde fevereiro deste ano, tendo como público-alvo crianças e adolescentes com deficiência física e intelectual que possuam indicação para essa modalidade de atendimento. O grupo é composto por oito participantes com diagnósticos de Transtorno do Espectro Autista (TEA), paralisia cerebral e síndrome de Wiedemann-Steiner.

O objetivo do projeto é desenvolver a interação social, a estimulação global, os aspectos psicomotores, a comunicação e os aspectos afetivos, utilizando os cães como mediadores do processo terapêutico. 

 Para o delegado adjunto da 2ª Região Penitenciária, Evandro Alves do Nascimento, “o planejamento oportuniza a visibilidade das boas práticas do sistema prisional à comunidade local e evidenciou a relevância e os resultados positivos para os pacientes, para os familiares e para os servidores da 2ª DPR”.