Projeto Cantina Benta terá site
Destinado a promover uma releitura de técnicas artesanais características do interior de Bento Gonçalves, o Projeto Cantina Benta em breve ganhará um site. Além do histórico do projeto e produtos, o portal contará com um canal para venda on-line das peças. A iniciativa é uma parceria entre o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), a secretaria municipal de Turismo e a Emater.
O site está sendo criado pela Berrô Design de Ideia e a previsão é que entre no ar até o final de janeiro. “Mesmo que não seja possível liberar a compra de produtos on-line de imediato, disponibilizaremos o e-mail de contato da artesã que coordenará a venda da coleção, para quem tiver interesse em adquirir os produtos”, explica a coordenadora do Salão Design, Manoela Pietta Lorenzi.
O Projeto Cantina Benta foi lançado em 2013, na última edição da Casa Brasil, com o objetivo de resgatar e valorizar o artesanato local, aliando técnicas e materiais tradicionais a um design contemporâneo. Sob a orientação do designer Renato Imbroisi e das arquitetas Maria Cristina de Azevedo Moura e Ana Luisa Lo Pumo (mais conhecidas como Tina e Lui), 30 artesãos de Bento Gonçalves aplicaram suas técnicas em objetos decorativos relacionados à enogastronomia. Para chegar a um conjunto de aproximadamente 100 peças exclusivas em bordado, biscuit, cestaria, crochê, macramê e pintura, foram realizadas inúmeras oficinas de integração com os artesãos, pesquisa e maturação de ideias ao longo de um ano.
Manoela explica que algumas peças do projeto inicial foram retiradas em função da dificuldade em se trabalhar ou até mesmo conseguir a matéria-prima necessária. Produtos que exigiam muito tempo de produção também não serão mais comercializados. Os preços variam de R$ 10 a R$ 400. “Tudo depende do tipo do produto, matéria-prima utilizada e tempo investido em sua produção. Existem processos muito delicados e também devemos lembrar que os produtos são todos feitos artesanalmente e exclusivamente para o projeto Cantina Benta”, observa.
Ao longo de 2014, os produtos têm sido expostos em eventos do município. O planejamento para o próximo ano pretende alavancar as vendas do projeto a partir da participação também em feiras nacionais de decoração, além de sua exposição em hotéis parceiros na região. De acordo com o secretário de Turismo, Gilberto Durante, esta segunda etapa vem justamente ao encontro da parte fundamental do projeto após o lançamento, que é intensificar a divulgação e os canais de comercialização. “São produtos diferenciados, que traduzem a essência da nossa cultura com um design mais contemporâneo”, resume.
É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.
Siga o SERRANOSSA!
Twitter: @SERRANOSSA
Facebook: Grupo SERRANOSSA
O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.