Projeto da Escola Alfredo Aveline fica em 3º lugar no Prêmio RBS de Educação

O projeto "Vozes que empoderam: Elza, Elis, Cecilia”, da Escola Municipal de Ensino Médio (EMEM) Alfredo Aveline, ficou com o terceiro lugar no 6º Prêmio RBS de Educação, na categoria Escola Pública. A cerimônia de premiação foi realizada na noite da última quarta-feira, dia 14. “O prêmio que estamos trazendo é resultado de um esforço coletivo da equipe do projeto, dos colegas que nos ajudaram cedendo seus períodos, ajudando de várias maneiras nos bastidores até o dia do festival, da equipe diretiva, que nos da liberdade de criar, do suporte das supervisoras, do apoio do pais, e, acima de tudo, dos alunos que entram na ‘vibe’ e criam, se dedicam para que seja de fato um projeto que alia educação e arte de forma tão brilhante”, disse a professora Eliana Passarin. 

Um projeto multicultural com foco no empoderamento feminino. Assim pode ser descrita a iniciativa, que buscou inserir a arte e a cultura no processo de ensino-aprendizagem por meio de uma visão multidisciplinar como um meio de aproximar o público estudantil da biografia e obra de três grandes mulheres brasileiras que marcaram suas épocas e ainda encantam várias gerações. As atividades envolveram quase 200 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, nas disciplinas de Artes, Literatura, Geografia, Língua Portuguesa, Inglês e Ensino Religioso. O projeto culminou com um espetáculo no dia 17 de agosto na Fundação Casa das Artes. Elza Soares, considerada a cantora do milênio pela BBC de Londres, acompanhou o ensaio dos alunos por WhatsApp e os agraciou com um vídeo que foi exibido na abertura da apresentação.  

A EMEM Alfredo Aveline nos dois últimos anos conquistou importantes prêmios nacionais e internacionais, com homenagens ao escritor inglês William Shakespeare e ao poeta brasileiro Vinicius de Moraes. No ano passado a escola levou o segundo lugar no  5º Prêmio RBS de Educação com o projeto multicultural ˜Vinicius e eles”, baseado na vida e na obra do poeta Vinicius de Moraes.