Projeto de Bento conquista 4º lugar na 10ª MEP

Alessandro Sosnoski, Anderson Lucas Zeni e Anderson Nailton Silveira de Moura, estudantes do 2º ano do Ensino Médio do Instituto Estadual de Educação Cecília Meireles, conquistaram o 4º lugar no eixo Ensino Médio Politécnico durante a 10ª Mostra das Escolas de Educação Profissional (10ª MEP). O evento aconteceu em Caxias do Sul entre os dias 25 e 27 de setembro e reuniu 25 escolas de quatro Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) – 2ª CRE (São Leopoldo), 4ª CRE (Caxias do Sul), 16ª CRE (Bento Gonçalves) e 27ª CRE (Canoas). O trabalho foi o único representante de Bento Gonçalves na mostra e concorreu com outros 11 projetos. O tema apresentado pelos alunos foi a alimentação.

Segundo a professora Andreia Araldi, responsável pelo Ensino Médio Politécnico no Instituto Cecília Meireles e orientadora do trabalho, o convite para participação veio através da 16ª CRE em função de ele ter sido considerado o melhor projeto inscrito da cidade. “Eles se diferenciaram dos demais tanto pela riqueza da pesquisa sobre o tema como pela apresentação, quando souberam demonstrar todo o conhecimento adquirido”, relata. 

Conforme Anderson Lucas Zeni, o quarto lugar foi inesperado, mas bastante satisfatório. “Não esperávamos essa posição na mostra por ser um tema que muita gente sabe, mas que não coloca em prática. Com a exposição, podemos tirar dúvidas dos estudantes e trocar informações sobre o assunto”, ressalta. O jovem de 16 anos conta que foi a primeira vez que representou a escola expondo um trabalho em uma feira. “Foi ao mesmo tempo cansativo e muito produtivo. Nunca tinha pensado em fazer algo assim, pois tenho dificuldade em falar em público. Foi uma ótima oportunidade”, ressalta. 

O projeto

O trabalho foi proposto como forma de pesquisa durante as atividades do Ensino Médio Politécnico em 2012. Os alunos buscaram dados em livros e na internet, além de assistirem a diversas palestras na escola com profissionais das áreas de nutrição, Vigilância Sanitária e Educação Física. Eles também receberam informações sobre doenças relacionadas à má alimentação e calcularam o próprio Índice de Massa Corporal (IMC) com a ajuda de um profissional. No final, foi elaborado um folder com informações sobre hábitos alimentares saudáveis. 

Os três estudantes entrevistaram cerca de 60 pessoas, entre estudantes, integrantes da escola e sociedade em geral. Eles coletaram informações sobre o número de refeições diárias, o consumo semanal de verduras e legumes e o uso de medicamentos para emagrecer. Os participantes da pesquisa também foram questionados sobre problemas relacionados à má alimentação e foram convidados a fazer uma autoanálise sobre a própria saúde.

Para auxiliar na explicação do trabalho durante a mostra, os alunos construíram uma pirâmide dos alimentos e confeccionaram um banner com o resultado da pesquisa aplicada.

Como resultado dos trabalhos, uma mini-horta foi construída dentro do Instituto. Ervas, chás e verduras foram plantadas em garrafas pets e em outros materiais recicláveis. Tudo que é produzido no local é consumido na própria escola.

Outros projetos

Nos dois primeiros trimestres do ano, os alunos do Ensino Médio Politécnico do Instituto Estadual Cecília Meireles desenvolveram o projeto Família “na boa”, que buscou estimular os jovens a empregarem suas experiências de vida na resolução de situações do cotidiano no âmbito familiar. Segundo a professora Andreia, cada grupo era responsável por uma “família fictícia”, criada a partir do perfil dos próprios grupos familiares dos alunos. 

Ao final do primeiro trimestre, os estudantes realizaram a 1ª Noite Gastronômica, com a apresentação de comidas típicas de diferentes regiões e etnias trabalhadas durante o período. Entre os meses de setembro e novembro, a atividade escolhida por eles foi uma gincana. Nos próximos dias, eles deverão recolher alimentos na comunidade para distribuir posteriormente a famílias carentes da cidade. Todas as atividades da escola são compartilhadas através do Facebook como forma de aproximar ainda mais os estudantes do cotidiano escolar. As informações são postadas tanto na página oficial da escola (Facebook: Instituto Cecília Meireles) quanto na criada especificamente para a gincana (Facebook: Gincana do Ensino Médio Instituto Cecília Meireles).

Reportagem: Katiane Cardoso


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