Projeto de corredores de ônibus é apresentado

O estudo para implantação de ciclofaixas e corredores exclusivos no trânsito de Bento Gonçalves foi apresentado pelo secretário de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Mauro Moro, na última quinta-feira, dia 19. A ideia é implantar os projetos no início de 2014. A proposta foi apresentada inicialmente aos lojistas, durante reunião-almoço na Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves (CDL-BG), e também ao Conselho Municipal de Trânsito.

A alternativa estudada pela administração para solucionar os problemas causados pelo grande fluxo de veículos consiste na retirada de estacionamento em algumas vias de grande circulação e de ligação das regiões Norte e Sul da cidade, dando prioridade ao transporte público coletivo de ônibus e táxis. “A retirada do estacionamento e a destinação do espaço para corredores de transporte coletivo de passageiros é uma alternativa que também já é adotada em vários municípios. Além de ser simples de implantar, traz vantagem aos usuários”, avalia o secretário.  

O plano prevê a retirada do estacionamento do lado direito das vias, com realocação de alguns pontos de táxi e implantação de sinaleiras, em cinco locais nas ruas Barão do Rio Branco, Saldanha Marinho, Julio de Castilhos, Guilherme Fasolo e avenida Osvaldo Aranha. Na área central, os estacionamentos devem ser proibidos das 6h às 23h e no bairro Cidade Alta, das 6h às 8h30 e entre as 17h30 e as 19h30. 

A escolha das vias levou em conta critérios como o índice médio de ônibus coletivos/hora, a topografia, a largura das vias, quantidade de passageiros beneficiados, e pontos com maior índice de conflito e atraso do transporte coletivo. Antes da implantação, a comunidade será ouvida por meio de audiência pública.


Faixas seletivas:

Local 1: Rua Barão do Rio Branco, com início na Gomes Carneiro e estendendo-se até a rua Cândido Costa, com extensão de 350m;

Local 2: Rua Saldanha Marinho, com início na rua Marechal Deodoro e estendendo-se até a rua Treze de Maio, com extensão de 400m;

Local 3: Rua Julio de Castilhos , com início na rua Treze de Maio e estendendo-se até a rua Ramiro Barcelos, com extensão de 250m;

Local 4: Avenida Osvaldo Aranha, com início na rua Antônio Guindani e estendendo-se até a travessa Carazinho, com extensão de 1.450m;

Local 5: Rua Guilherme Fasolo, com início na rua Ernesto Gasperin e estendendo-se até a rua Refatti, com extensão de 350m.

 
Ciclofaixa

O estudo também analisou a possibilidade de implantação de uma ciclofaixa no município. A extensão seria de 1,6km, com 2,3m de largura, em local atualmente destinado a estacionamento, à esquerda da pista de rolamento. O local estudado para a implantação foi uma área que percorre as ruas Xingu e Planalto, no trecho compreendido entre as ruas Carlos Flores e Herny Hugo Dreher. A escolha se deu pela topografia plana e facilidade de implantação. Além disso, o local já é tradicionalmente destinado ao lazer nos finais de semana. A circulação de bicicletas, no sentido do fluxo do trânsito, será permitida apenas aos domingos e feriados, o horário das 8h às 20h. A implantação depende ainda de alguns passos, como adequações nas bocas de lobo, mudando o sentido das grades, e aplicação das sinalizações vertical e horizontal.


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