Projeto de Educação Alimentar de Garibaldi está entre os 20 melhores do Brasil

O município de Garibaldi conta com um projeto de Educação Alimentar e Nutricional entre os 20 melhores do Brasil. As iniciativas foram definidas na Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), que selecionou o projeto desenvolvido na EMEF Madre Felicidade entre os cinco melhores do tema “Propaganda e Publicidade de Alimentos para o Público Infantil”.

O projeto “Felicidade sem rótulos!” integrará um livro a ser lançado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no mês de abril.

Em todo o Brasil, 872 unidades escolares participaram da jornada e Garibaldi conta com duas escolas entre as 441 do país que finalizaram todas as etapas: além da EMEF Madre Felicidade, a EMEI Crescendo com Alegria receberá o selo de reconhecimento pela conclusão da jornada, certificado de menção honrosa (para a nutricionista, diretora da escola e coordenador da jornada) e kit com publicações sobre alimentação saudável.

Com a ação, o objetivo do FNDE é estimular o debate e a prática de atividades de educação alimentar e nutricional no ambiente escolar nas instituições públicas, tendo como tema central a promoção da alimentação saudável e a prevenção da obesidade infantil. Os temas norteadores da jornada deste ano foram:

Tema 1 – Comida de Verdade na Escola;
Tema 2 – Promovendo Alimentação Adequada e Saudável no Currículo Escolar;
Tema 3 – Propaganda e Publicidade de Alimentos para o Público Infantil;
Tema 4 – Envolvimento da Família na Alimentação Escolar – Vamos Aprender Juntos!

“Felicidade sem rótulos!”
As atividades do projeto foram trabalhadas na turma do 3º ano B da tarde, buscando desenvolver o senso crítico das crianças quanto à publicidade de alimentos, uma vez que ainda não conseguem compreender o caráter persuasivo da mídia.

Houve análise e debate de vídeos e propagandas, pesquisa com as famílias, experiência com alimentos não saudáveis e seu impacto na saúde, bem como a leitura de seus rótulos, pesagem de açúcares e gorduras presentes. As tarefas oportunizaram trabalhar noções de pensamento lógico-matemático, saúde, nutrição, escrita, interpretação, noções de informática, além de estimular o diálogo.

De acordo com a nutricionista responsável pelo projeto, Janete Weber, do setor de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação, o grande desafio é “competir” com a influência da mídia nos diferentes meios, inclusive com a forte presença de youtubers no cotidiano dessa faixa etária. “Mesmo assim, o impacto dessa sequência didática despertou o senso crítico da comunidade escolar na hora de realizar suas escolhas alimentares”, avalia a nutricionista.

A secretária municipal de Educação, Simone Rosanelli Chies, destaca que esse reconhecimento demonstra a importância que é dada para a nutrição dos alunos. “Em 2017, a alimentação escolar recebeu parecer de excelência perante o CECANE (Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da UFRGS) e que, somado a este reconhecimento nacional, representa um orgulho muito grande do trabalho de toda a equipe. Ações de Educação Alimentar e Nutricional são realizadas periodicamente em toda a rede municipal de ensino público, visando melhorias na alimentação e saúde dos educandos garibaldenses”, ressalta.