Projeto do Centro de Espiritualidade e Memória Marista é apresentado em Bom Princípio

Nesta quinta-feira, dia 14, ocorre a apresentação oficial do projeto do Centro de Espiritualidade e Memória Marista, às 19h30, no Centro Educacional Marista de Bom Princípio. As obras terão início no primeiro semestre de 2019 e preveem a revitalização do prédio histórico localizado próximo à ERS-122. A cerimônia contará com a presença das principais lideranças da Rede Marista e de convidados.

 


 

O propósito do Centro é preservar a história e as memórias dos 119 anos da atuação marista em nosso estado. Bom Princípio foi escolhida como local para receber o projeto pois marca o início desta presença. Em 1900, três Irmãos franceses chegaram na cidade, depois de 45 dias de viagem desde a Europa. Vinham com a missão de qualificar a educação naquela região, com a instalação de uma Escola Católica – que começou a funcionar já nos primeiros dias após a chegada.

As mudanças na arquitetura do prédio foram pensadas de forma a ressaltar a importância da edificação, construída no início do século XX. Com a reformulação, o Centro de Espiritualidade e Memória Marista estará aberto à comunidade local e aos turistas que passam pela região. Também servirá para fomentar a pesquisa e o aprofundamento do patrimônio da instituição, recebendo formações e vivências.

 


 

Conforme afirma Ir. Genuino Benini, diretor do Centro, ele foi pensado para ser um ambiente de partilha e valorização da memória da comunidade de Bom Princípio. “Toda a história deve ser preservada e estar à disposição para ser consultada, recordada e para enriquecer a cultura”, declara. 

Sobre a Rede Marista

A Rede Marista está presente em 17 cidades do Rio Grande do Sul, incluindo Bento Gonçalves (Colégio Marista Aparecida), cinco da Região Amazônica e em Brasília. Conta com mais de 43 mil estudantes, 10 mil colaboradores – Irmãos Maristas e profissionais de diversas áreas – e realiza, em média, cerca de 350 mil atendimentos por ano na área da saúde. É constituída por 18 colégios, 17 unidades sociais, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Hospital São Lucas e Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer), além da atuação missionária e pastoral em diversos municípios.

Enviar pelo WhatsApp:
VER MAIS NOTÍCIAS