Projeto Escuta Qualificada da FSG auxilia na aprendizagem

A FSG – Centro Universitário da Serra Gaúcha oferece aos estudantes, professores, gestores e funcionários um serviço gratuito e bastante valioso: o projeto de Escuta Qualificada. Integrada à rede do Programa de Assistência Estudantil (PAE), a iniciativa tem como objetivo promover o bem-estar da comunidade acadêmica e desenvolver a melhoria constante da qualidade da aprendizagem, por meio da criação de contextos de apoio, orientação e acompanhamento psicológicos.

O projeto conta com a coordenação do professor Horácio Fleitas. De acordo com o docente, é importe pensar na saúde de uma forma abrangente, levando em conta os aspectos mentais. Por isso, os estados de ansiedade, estresse e depressão, dentre outros fenômenos de instabilidade psicológica, devem ser considerados no âmbito de estudo e aprendizagem. Isso ocorre porque tal contexto requer que os processos de leitura, atenção, concentração, compreensão, assimilação e memorização sejam desenvolvidos com eficiência.

Fleitas comenta que é importante que a instituição de ensino esteja atenta a esses fatores. "Ela deve gerir essas situações nos diversos cenários em que se desenvolvem suas atividades, com o intuito de qualificar seus processos de ensino-aprendizagem, aprimorar o desempenho dos estudantes e, sobretudo, contribuir com a comunidade acadêmica em geral e, especificamente, dos seus alunos para promover seu bem-estar acadêmico, profissional, familiar e social", explica.

FSG
FSG Com sede em Caxias do Sul, a FSG é o Centro Universitário da Serra Gaúcha. Oferece mais de 100 opções de cursos de graduação, pós-graduação e extensão, e atua também na área de pesquisa, com mais de 50 programas e projetos de envolvimento com a comunidade. Fundada em 1999, a FSG é referência no cenário da educação superior pelo modelo de metodologia ativa de ensino, qualidade na infraestrutura e corpo docente.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também