Projeto Mão Amiga será lançado em Bento
Encaminhar para escolas particulares as crianças carentes, de zero a seis anos, que não conseguem vaga no ensino gratuito. Esta é uma das premissas do projeto Mão Amiga, que existe em Caxias do Sul desde 2009 e que, agora, será lançado em Bento Gonçalves. O evento será realizado na próxima terça-feira, dia 7, às 17h, no Salão de Eventos do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC/BG), e contará com a presença do Frei Jaime Bettega, um dos idealizadores da iniciativa.
O projeto paga até 50% da mensalidade e a outra parte é custeada pelos pais, que são incentivados a manterem-se no mercado de trabalho. Flores da Cunha e Farroupilha também possuem unidades do projeto instaladas. “Para trazer para Bento Gonçalves, buscaremos o apoio de entidades e empresários da cidade e contaremos com voluntários de nossas empresas e parceiros para administrar. Contamos com a expertise do Projeto Mão Amiga de Caxias que já está estabelecido há sete anos e possui toda a estrutura disponível para nos auxiliar”, enfatiza o presidente do Mão Amiga em Bento Gonçalves, Marcos Fracalossi.
A entidade já firmou convênio com escolas particulares, fixando em R$ 600 o valor da mensalidade, não permitindo a cobrança de nenhum tipo de complementação. Os beneficiados serão selecionados com base nas listagens fornecidas pela secretaria municipal de Educação (Smed) e pelo Ministério Público (MP) e as condições da família serão avaliadas anualmente por voluntários. Para garantir o auxílio, é exigida a participação dos pais em reuniões escolares e frequência mínima dos alunos de 75%. “O grande objetivo é formar cidadãos. Os voluntários terão a segurança de que o valor será realmente investido em educação”, esclarece.
O apadrinhamento mensal pode ser feito por pessoas físicas e jurídicas de forma individual ou coletiva – com doação de valores menores. Além disso, parcerias com órgãos públicos e empresas privadas são fundamentais para o desenvolvimento do projeto e o auxílio a um grande número de crianças. Ações e eventos realizados pela entidade e doações por meio do Imposto de Renda também serão formas de angariar recursos.
Números em Caxias
Em 2009, um grupo de voluntários de Caxias do Sul, motivado pelo frei Jaime Bettega, foi em busca de parceiros para auxiliar no pagamento das mensalidades de 30 crianças com idade de até 6 anos que não tinham acesso à Educação Infantil. Em 2010, o número subiu para 195. Nos anos seguintes, parcerias com o Comdica e com a secretaria de Educação ampliaram a atuação, passando a beneficiar mais de mil famílias. Somente em Caxias do Sul, foram 5.899 vagas auxiliadas desde 2009.
Para auxiliar
Interessados em receber mais informações sobre as formas de apadrinhar as crianças podem entrar em contato pelo telefone (54) 2621 2747, com Joice.