Projeto nacional de trens será lançado em Bento
Acontecerá em Bento Gonçalves na próxima quarta-feira, dia 17, o lançamento de um projeto nacional voltado ao aprimoramento do atendimento de turistas e usuários de trens turísticos e culturais. Intitulada “Trem é turismo”, a iniciativa visa não apenas melhorar a recepção dos clientes nos trens, mas também fortalecer empreendimentos do entorno ou relacionados em cidades em que ainda não haja estrutura de turismo organizada, ampliando o volume de negócios e obtendo pelo menos 80% de satisfação. O evento que simbolizará o início do projeto está marcado para as 19h30, no Parque Temático Epopeia Italiana.
A proposta conta com o engajamento da Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais (Abottc), do Sebrae e do Grupo Giordani Turismo, de Bento Gonçalves. Inicialmente, a ideia é atuar com 20 trens turísticos e culturais que estejam em efetiva operação ou que iniciarão seu funcionamento nos próximos dois anos, entre os quais a Maria Fumaça (entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa), o Trem do Forró (Pernambuco), o Trem das Montanhas Capixabas (Espírito Santo), a Maria Fumaça (trajeto entre Ouro Preto e Mariana e entre São João Del Rei e Tiradentes, em Minas Gerais), o Trem do Corcovado (Rio de Janeiro) e o Trem da Moita Bonita (São Paulo). Um dos principais focos da atuação será em relação às micro e pequenas empresas, que representam mais de 90% do total dos estabelecimentos do setor.
“O turismo no país, em todos os segmentos, está vivendo uma década de expressivo crescimento e deverá dobrar de tamanho, tanto em número de turistas estrangeiros quanto no turismo interno, realizado pelos próprios brasileiros. O turismo ferroviário, especialmente, está em pleno crescimento, porém é ainda pouco conhecido por parte de quem vive no Brasil. Esse projeto vai aumentar sua visibilidade e dar suporte e capacitação aos micro e pequenos empresários do entorno das estações, que estarão melhor qualificados para atender aos visitantes”, explica Adonai Arruda Filho, presidente da Abottc.
Segundo a Associação, esse grande crescimento do turismo interno vem sendo ditado pelo crescimento das classes C e D,cujas famílias passam a gastar parte de sua renda em viagens, lazer e entretenimento emilhões de brasileiros estão sendo incorporados, a cada ano, na clientela dos diversos segmentos de turismo, incluindo os trens turísticos e culturais. Quanto ao desembarque de turistas de outros países, a Abottc estima que o aumento deverá ser alavancado pela grande exposição promovida pelos megaeventos que o Brasil tem sediado.
É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.
Siga o SERRANOSSA!
Twitter: @SERRANOSSA
Facebook: Grupo SERRANOSSA
O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.