Projeto para o trevo da Telasul é entregue ao DNIT
A velha reivindicação de moradores da Serra Gaúcha por melhorias no entroncamento da BR-470, em Garibaldi, com a RSC-453, que vem de Farroupilha – local mais conhecido como trevo da Telasul –, está novamente em pauta. O projeto de reformulação do trecho foi apresentado ao superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Estado do Rio Grande do Sul, o engenheiro Adalberto Jurach, em recente visita à cidade – ele garante que o órgão irá avaliar a proposta e verificar a melhor forma de implantação das obras da reestruturação.
A demanda que se arrasta há anos e já mobilizou diversas entidades e moradores das cidades vizinhas parece estar agora ganhando um novo capítulo. A proposta apresentada neste ano ao superintendente é a mesma formulada pela Associação das Entidades Representativas da Classe Empresarial da Serra Gaúcha (CICs Serra). A entidade doou o planejamento, em agosto de 2013, ao governo estadual anterior, que alegou não ter recursos para uma intervenção maior, como a construção de um elevado na área.
O projeto, entregue por uma comissão liderada pela prefeitura, contempla a criação de uma rotatória no trevo, com investimento de mais de R$ 4,8 milhões. As atividades previstas são terraplenagem, obras de drenagem, construção de bocas de lobo, pavimentação, colocação de meio-fio, instalação de grama nos canteiros, de sinalização horizontal, tachões e tachinhas e construção de passeio. O tempo estimado para a realização da obra seria de cerca de quatro meses.
Elevado
Ao longo dos anos, várias propostas para o trecho foram apresentadas, porém nenhuma foi colocada em prática. Em outubro do ano passado, a Secretaria de Infraestrutura e Logística do Estado (Seinfra) e a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) exibiram um grande projeto com custo previsto de até R$ 35 milhões. O empreendimento teria duas alças de pista: uma delas, de 364 metros, para quem trafegasse no sentido Bento Gonçalves – Farroupilha, e a outra, com 300 metros, que cruzaria a RSC-470 no sentido Farroupilha – Carlos Barbosa. Apesar da divulgação, na época, de que o projeto deveria ser licitado ainda em dezembro, o processo nunca avançou.
Reportagem: Katiane Cardoso
É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.
Siga o SERRANOSSA!
Twitter: @SERRANOSSA
Facebook: Grupo SERRANOSSA
O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.