Projeto pretende inserir o Tag Rugby nas escolas

O Farrapos é o clube que mais ascendeu no cenário nacional desde 2007. Venceu o Campeonato Gaúcho, a Copa do Brasil e hoje é o quinto melhor do país. Próximo desafio, agora, é ganhar as escolas.

Entre os dias 22 e 26 de abril estará na cidade o educador da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), Maurício Migliano, com o objetivo de capacitar os professores de educação física para a implantação do Tag Rugby (rugby sem contato) nas escolas. As instituições interessadas deverão incluir a modalidade no currículo de educação física durante um bimestre, nos meses de maio e junho, com atividades que deverão ser supervisionadas por jogadores e técnicos do Farrapos, devidamente capacitados pela CBRu.

Após esse período, será realizado um campeonato municipal com a participação de todas as escolas que introduziram o esporte durante o bimestre. Segundo o presidente do Farrapos, Tito Flores, a Secretaria Municipal da Educação (Smed) mostrou-se entusiasmada com a ideia e possivelmente todas as escolas municipais irão aderir ao projeto. Com as estaduais e particulares está havendo uma abordagem individual e também são boas as perspectivas de que as mesmas introduzam o esporte nas salas de aula.

Todo o projeto foi idealizado pelo Farrapos, com apoio e suporte da Federação Gaúcha de Rugby (FGR) e CBRu. O desejo do clube é que, a partir desse bimestre experimental, o esporte seja permanentemente praticado nos colégios e, em médio prazo, as escolas sejam um berço às categorias de base do clube.

Jacareí é referência

A CBRu passou a estimular a disseminação do Tag Rugby nas escolas, com a ajuda dos clubes locais, a partir de 2012, e um dos primeiros municípios que aderiu à ideia foi Jacareí, localizado no Vale do Paraíba, em São Paulo. O modelo adotado pelo clube da cidade foi semelhante ao que será implantado em Bento Gonçalves, com capacitação de professores, prática nas salas de aula e festivais interescolares. Foram capacitados 53 professores de 33 escolas. Cerca de 19 mil estudantes tiveram contato com o esporte.

Neste ano, o projeto será estendido, com a ampliação de festivais, contratação de uma estagiária para auxiliar na capacitação dos professores e maior interação entre os jogadores da equipe adulta com as escolas.

Saiba mais

O Tag Rugby é uma das principais formas de iniciação ao esporte. Não há contato. Os jogadores participam da partida com faixas penduradas ao calção. A posse de bola dependerá de o adversário conseguir arrancar a faixa. Uma das praticidades do Tag Rugby é que pode ser praticado em qualquer superfície, já que não há contato do atleta com o solo.

 

Reportagem: João Paulo Mileski

 

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.