Projeto “Sinal Verde para a Educação no Trânsito”
Os acidentes de trânsito são foco de preocupação em todo o mundo, sendo objeto de estudo de profissionais das mais diversas áreas de atuação. O projeto “Sinal Verde para a Educação no Trânsito”, desenvolvido pelo Sest Senat, ressalta a importância de ações educativas para o trânsito, uma vez que o comportamento humano é determinante nestes casos.
A criança é vulnerável no ambiente do trânsito, pois ainda não é capaz de avaliar distância, tempo e velocidade. Devido à sua estatura, não vê o que está acima dos automóveis e também não é vista pelos motoristas. Vida e morte são brincadeiras, ela não teme morrer. Por esses e outros motivos fica suscetível a se envolver na violência viária. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2008, a principal causa de morte nessa faixa etária está vinculada à violência no trânsito. Crianças feridas acabam por alterar a rotina familiar, muitas vezes precisam ficar hospitalizadas, necessitando de dedicação dos pais e de recursos financeiros para recuperar a saúde.
Assim como a criança, o adolescente também fica exposto às situações de risco no trânsito. Dessa forma, trabalhos com os jovens são de suma importância para prevenir acidentes e estimular comportamentos seguros e posturas corretas enquanto pedestres e futuros motoristas. Na medida em que crescem como cidadãos, cientes de seus direitos e deveres, eles multiplicam também para sua família a consciência de como um comportamento incorreto ou impensado pode causar consequências graves. Assim chega-se aos familiares, sensibilizando os jovens para os perigos no trânsito.
O projeto Sinal Verde é um instrumento de trabalho de construção de cidadania e de valores ético-sociais, através da educação lúdica. A criança e o adolescente participam de forma responsável, interagem e contribuem como sujeitos ativos no processo de formação, multiplicando as informações aos adultos, sejam eles pais ou responsáveis.
A construção de valores positivos e atitudes éticas nos nossos futuros motoristas deve iniciar ainda da infância, quando os mesmos têm mais facilidade de interiorizar os conhecimentos. As aprendizagens e os valores compreendidos na juventude ficam guardados na memória e são usados para a vida toda. E essa construção tem como base projetos como este, a escola, os professores e a família.
A parceria com a Apamea do Colégio Marista Aparecida
O Sest Senat – Bento Gonçalves, com o Projeto Sinal Verde para a Educação no Trânsito, iniciou no mês de agosto a parceria com a Apamea do Colégio Marista Aparecida. A associação de pais aderiu ao projeto entendendo a necessidade de que todos deveriam participar. Sendo assim, crianças, adolescentes, professores e pais, totalizando aproximadamente 800 pessoas, receberam dos profissionais do Senat informações e orientações pertinentes ao trânsito.
O objetivo principal foi a educação no trânsito e a formação cidadã, não só da criança e do adolescente, mas de todo o contexto no qual ela está inserida. A preocupação do Sest Senat foi promover a educação no trânsito para crianças e adolescentes, assim como estimular valores e comportamentos humanos essenciais, relacionados com a segurança viária e a temas como empatia, convivência, respeito mútuo, cidadania, meio ambiente, obediência às leis de trânsito e demais valores ético-sociais. Também foi objetivo do projeto proporcionar um momento de reflexão crítica a respeito dos hábitos como motoristas, ciclistas, motociclistas, passageiros e pedestres, assim como motivar crianças e adolescentes a serem multiplicadores de um trânsito seguro. Esta preocupação se estendeu aos pais e professores que, como adultos, já têm seus comportamentos firmados, mas que podem ser modificados para melhor.
A participação do colégio no Projeto Sinal Verde para a Educação no Trânsito do Sest Senat ocorreu no período de agosto a novembro de 2014. Foram atendidas as turmas da educação infantil (nível I, II e III), Ensino Fundamental, Médio, professores e pais, conduzidos pelos instrutores do Senat – Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte. As instruções aplicadas visaram à construção da cidadania voltada para educação no trânsito, dentro das respectivas faixas etárias com recursos e metodologias específicas para auxiliar o desenvolvimento da aprendizagem. Fizeram parte deste projeto a equipe do Senat, instrutores, pedagoga, psicóloga e os jovens aprendizes, que trabalham voluntariamente no projeto, e que participam de formação para multiplicadores de trânsito.
Os alunos que participaram das oficinas atuaram ativamente do processo, trazendo suas vivências, fazendo relações do dia a dia com o tema abordado, relatando verdadeiramente os comportamentos que adotam quando estão na condição de pedestres e passageiros, ao passo que se comprometeram a melhorar suas atitudes. Igualmente comentaram sobre as posturas adotadas pelos pais ou responsáveis no trânsito como pedestres e motoristas, onde foram orientados a ajudar “lembrar” estes de adotar comportamentos corretos e seguros no trânsito. Também foi um momento em que puderam tirar dúvidas, mesmo em se tratando de um assunto já conhecido. Nestes encontros foram utilizados recursos conforme a faixa etária, como: teatros, rodinhas de conversas, música, atividades de pintura, colagem para que auxiliassem na memorização.
A participação dos pequenos foi mais atuante, pois puderam fazer parte do minicircuito viário presente na unidade do Sest Senat, com ruas, faixas de pedestres, semáforos, placas e minicarros.
Os alunos mais velhos foram trabalhados para ter conscientização dos perigos de beber e estar na direção, falar ao celular, usar fones de ouvido, não usar o cinto de segurança, andar de bicicleta e skate sem proteção, entre outros comportamentos inadequados que causam consequências sérias, tendo em vista que estão próximos a completar a idade necessária para a obtenção carteira nacional de habilitação e por serem jovens e não estimarem as noções de perigo. Nesses encontros foram utilizados vídeos e figuras ilustrativas com impacto visual para causar reflexão.
Os professores foram estimulados a planejar suas atividades em sala de aula de forma a contemplar o trânsito como temática transversal. As atividades foram dinâmicas, ao passo que foi oportunizada a construção de planejamentos de aula para serem colocados em prática. A conscientização trabalhada com os professores também foi tema principal do trabalho com os pais.
A educação no trânsito e o exercício da cidadania é um processo que deve ser continuamente estimulado, pois devem acontecer constantemente: na rua, na escola, na praça, no trabalho, dentro de cada lar. É importante o estímulo da escola e de seus professores, mas também é dever dos pais abraçar a causa e, mais uma vez, ser modelos para seus filhos, os futuros motoristas deste circuito chamado trânsito
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