Projeto “Sonhos de Menina Moça” passa a se chamar “Transformando Vidas”

Ao chegar a sua quinta edição, o projeto “Sonhos de Menina Moça” passa a se chamar “Transformando Vidas”, oportunizando também a participação masculina. Neste ano serão 23 adolescentes participantes, selecionados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), atendendo às condicionalidades do Programa Bolsa Família. 

A iniciativa é do Gabinete da Primeira Dama em parceria com a secretaria de Habitação e Assistência Social (Semhas) e com apoio de entidades e empreendimentos do município. Nos quatro primeiros anos o projeto social beneficiou 64 meninas.  A primeira-dama, Cynthia Pasin, destaca que esta é uma fase de transição, o momento em que os jovens começam a fazer escolhas para o futuro ao mesmo tempo em que estão cheios de sonhos. “A ideia do projeto é fazer com que estes jovens acreditem em si mesmo, no próprio potencial e corram atrás dos seus objetivos”, explica. 

A primeira reunião ocorreu na última quinta-feira, dia 29. Na ocasião foi apresentado o Programa Acessuas Trabalho, da Semhas. Com o tema voltado à inserção no mercado de trabalho – desde a vestimenta para uma entrevista até a inclusão no âmbito profissional – os adolescentes debaterão este assunto até junho. Os encontros ocorrerão às quintas-feiras e também incluirão oficinas expositivas e dialogadas e visitas técnicas.

Após o mês de junho, os jovens serão encaminhados para oportunidades de emprego no Senai ou Senac, através do Jovem Aprendiz. “O projeto é muito importante, pois busca fazer a inclusão destes adolescentes que residem em bairros distintos. Além disso, é feita a qualificação deles na área de informática, como forma de prepará-los para o mundo do trabalho. E, principalmente, nosso papel é conhecer eles e fazer essa integração para que se sintam valorizados”, afirmou a secretária de Habitação e Assistência Social, Milena Bassani.

A prefeitura ainda está formatando o fechamento do projeto. Nas edições anteriores – quando só participavam meninas – um baile de debutantes marcava o encerramento das atividades.