Projeto une vinícolas e varejistas de todo o país
No último final de semana, vinícolas da região e distribuidores de todo o país se reuniram em Bento para o projeto “Conhecendo os Vinhos do Brasil”. Participaram do evento 51 vinícolas (a maioria da Serra) e 40 compradores de nove capitais e 14 cidades do interior do Brasil.
O encontro foi promovido pelo Grupo de Trabalho da Cadeia do Vinho, formado por representantes da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Associação Brasileira de Exportadores e Importadores de Bebidas (A.B.B.A), Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) e Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).
“Para gerar negócios, é preciso conhecer o outro, estabelecer afinidades e objetivos em comum. E tudo se inicia com os produtores conhecendo pessoalmente os compradores. É isso que fizemos nos últimos dias”, explicou o presidente do Conselho Deliberativo do Ibravin, Alceu Dalle Molle. O projeto foi desenvolvido de sexta a domingo, com cada comprador escolhendo a vinícola que pretendia visitar e com a qual poderia negociar. “A sinergia foi além do esperado”, comentou Dalle Molle.
O presidente da Abras, Fernando Yamada, destacou o empenho dos supermercadistas de todo o Brasil em aumentar a venda de vinho no país. “Queremos colocar o vinho brasileiro em todos os cantos do Brasil”, disse ele. “Garantimos toda a mobilização possível para atingir as nossas metas”, acrescentou. O objetivo estabelecido no acordo firmado em outubro do ano passado entre Abras, A.B.B.A, Abrabe, Uvibra e Ibravin prevê o acréscimo no consumo de vinho no Brasil de 1,9 litro per capita para 2,5 litros per capita em 2016. Mais do que isso, projeta o crescimento de 19 milhões de litros para 40 milhões de litros de vinhos brasileiros no prazo de quatro anos.
“Diariamente, 25 milhões de pessoas entram nos supermercados de todo o país. Temos de divulgar mais os benefícios dos vinhos para estes consumidores”, falou o vice-presidente da Abras, Márcio Milan. Ele citou o trabalho feito com a carne suína, que em quatro anos teve um crescimento de 4kg per capita no consumo no Brasil, graças à maior exposição dos produtos nos supermercados. “Pretendemos fazer o mesmo com o vinho”, salientou.
O presidente da A.B.B.A, Adilson Carvalhal Junior, reiterou que a entidade sugeriu que cada importadora tenha pelo menos uma vinícola brasileira em seu portfólio. “Estamos em um bom momento, com o mercado em crescimento, e não há porque não trabalharmos juntos”, observou.
Ao final da rodada de negócios e das visitas às vinícolas no final de semana, vários negócios foram encaminhados. “Acreditamos que muitas parcerias sejam confirmadas nos próximos dias”, afirmou o diretor-executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani. Ele ainda revelou que os supermercados estão buscando alternativas, sobretudo logísticas, para acrescentar mais rótulos de pequenas e médias vinícolas brasileiras nas suas prateleiras. “Começamos a aproximação com o pé direito”, concluiu.
É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.
Siga o SERRANOSSA!
Twitter: @SERRANOSSA
Facebook: Grupo SERRANOSSA
O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.