Projetos sobre coleta de lixo devem ser votados pela Câmara nesta segunda

Três projetos de lei estão na pauta de votação da sessão ordinária da Câmara Municipal de Bento Gonçalves desta segunda-feira, dia 8, que tem início às 18h. Duas das propostas foram enviadas pelo Poder Executivo e devem ir a primeira votação. A terceira é de autoria parlamentar e tramita em regime de urgência, devendo ser apreciada em turno único.

A primeira proposta presente na Ordem do Dia é o Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 110/2016, protocolado pelo Executivo municipal. A matéria visa instituir o Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos de Bento Gonçalves. Conforme a justificativa da proposição, o referido plano objetiva a priorização da “redução na geração de resíduos sólidos, além da adoção de determinadas tecnologias de destinação final e tratamento”, visando atenuar o problema, gerado pelo “aumento da população e pelas alterações nos padrões de consumo gerados pelo crescimento econômico”.

Já o PLO nº 111/2016, outro projeto de autoria do Poder Executivo que deve ser apreciado em seguida, tem por meta instituir o Plano Municipal de Coleta Seletiva de Bento Gonçalves. Segundo a justificativa da proposta, entre as medidas de curto prazo previstas no referido plano estão a “reativação das unidades cooperativadas de recicladores, com incentivos a sua manutenção e autossustentabilidade, através de treinamento e fornecimento de apoio técnico necessário, com vistas a aumentar os índices de resíduos reciclados pelo município, e a promoção de objetivos de educação ambiental, com vistas a fortalecer aspectos de sensibilização quanto à redução dos resíduos sólidos gerados nos domicílios, valorizando-se processos de alteração dos padrões de consumo, bem como capacitando os cidadãos para a compostagem dos resíduos orgânicos domésticos”.

Por fim, o plenário deve apreciar o PLO nº 116/2016, protocolado pelo vereador Valdecir Rubbo (PTB). A proposta pretende denominar “Rua Pierina Tonial Sandrin” a via com acesso pela rua Tietê, no bairro Imigrante.

A pauta da Ordem do Dia pode sofrer modificações até o início da sessão, conforme estabelece o artigo 58 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Bento Gonçalves. A Sessão Ordinária, aberta à participação da comunidade, é transmitida ao vivo pela TV Câmara Bento, no Canal 16 da NET, pelo site da Câmara e pelo Youtube.