Pronatec oferece 1,3 mil vagas em Bento

O Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho tem por finalidade a preparação e o encaminhamento de usuários da Assistência Social ao mercado profissional. Com vigência entre 2012 e 2014, a iniciativa oferece cursos de qualificação por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que tem mais de mil vagas disponíveis em Bento Gonçalves. 

Têm acesso ao programa integrantes de famílias de baixa renda inseridas ou com características de Cadastro Único – renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou familiar de até três salários mínimos. De acordo com a secretária municipal de Habitação e Assistência Social de Bento Gonçalves, Rosali Faccio Fornazier, para o ano de 2013, estão previstas 1,3 mil vagas destinadas a moradores da microrregião de Bento, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza. A disponibilização ocorre graças à parceria entre a prefeitura e instituições que fazem parte do Sistema S (Senac, Senai Cetemo, Senai Fasolo e Sest/Senat) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Ifrs).

Quem participa do Pronatec recebe auxílio-alimentação e transporte, pagos diretamente pela instituição, e ensino, mediante hora-aula frequentada. As pessoas beneficiárias do Bolsa Família que participam dos cursos, mantendo uma frequência igual ou superior a 75%, são incluídas no programa RS Mais Renda e ganham um cartão que dá direito ao recebimento de R$ 50 mensais. “O objetivo é promover ações de transferência de renda, ampliação do acesso aos serviços públicos e geração de oportunidades às famílias com renda mensal per capita inferior a R$ 70”, explica Rosali. 

RS é exemplo

Conforme o delegado regional do trabalho, José Bortolo Balestrin, o Rio Grande do Sul é o Estado com o maior número de diplomados no Pronatec. Segundo ele, o sucesso gaúcho do programa se dá por envolver as prefeituras de cada cidade. Conforme Balestrin, a procura cresceu neste ano em relação a 2012, principalmente após as mudanças recentes na forma de concessão do seguro-desemprego, que incluíram outros públicos entre os beneficiários. 

Em um prazo de dez anos, quem perde o emprego e busca auxílio do governo federal pela terceira vez é obrigado a participar de um curso de qualificação oferecido pelo Pronatec. Se a pessoa tiver menos de 75% de participação ou se negar a participar das aulas, deixa de receber as parcelas do seguro. Quem está requerendo pela primeira ou segunda vez o benefício também pode frequentar os cursos, mas não de forma obrigatória. A inscrição deve ser feita diretamente pela agência do FGTAS/Sine. 


Vagas abertas em Bento*

Sest/Senat:
Montador e Reparador de Computadores – 15 vagas, noite;
Mecânico de motores a diesel – 15 vagas, noite; 

Senac:
Garçom – 25 vagas, noite;
Promotor de Vendas – 30 vagas, manhã;
Operador de computador – 25 vagas, manhã;
Padeiro e confeiteiro – 15 vagas, tarde;
Auxiliar de Cozinha – 20 vagas, manhã/tarde
Montador e Reparador de Computadores – 25 vagas, noite;

Senai Fasolo:
Costureiro industrial do vestuário – 20 vagas, tarde;
Costureiro – 20 vagas, noite;
Recepcionista – 25 vagas, noite;

Senai Cetemo:
Almoxarife de obras – 30 vagas, manhã;
Operador de Injetora e Extrusora de Plástico – 20 vagas, noite.

*Disponíveis em 28 de fevereiro, sujeitas a alterações.
Fonte: site oficial da prefeitura.

Inscrições

As inscrições para as pessoas que se encaixam no perfil do cadastro único são realizados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), com preferência para quem já participa de programas federais de transferência de renda, como o Bolsa Família. Quem deseja se inscrever deve procurar o Cras mais próximo, informar-se sobre cursos em aberto e realizar a pré-matrícula, podendo participar de até dois cursos por ano.

Endereços e telefones dos Cras:
Cras 1: rua Arlindo Franklin, 251, bairro São Roque. Contato: 3451 4833
Cras 2: avenida Osvaldo Aranha, 1479, bairro Cidade Alta. Contato: 3055 7347
Cras 3: rua Carlos Dreher Neto, 650, bairro Vila Nova. Contato: 3451 4884

Reportagem: Elisa Rossi Kemmer


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também