Prosseguem tratativas de renegociação salarial entre prefeitura e servidores públicos

O diálogo entre a prefeitura e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bento Gonçalves (Sindiserp-BG) a respeito da campanha salarial para o ano de 2016 segue aberto. Na última semana, o funcionalismo rejeitou a contraproposta do Executivo, e segue reivindicando reajuste no vale-alimentação e ganho real de 3% nos vencimentos. A administração municipal, por sua vez, entende que uma forma de ganho real está garantida na trimestralidade, não sendo possível atender o pleito em decorrência da crise econômica.

Entretanto, a prefeitura acenou com a possibilidade de conceder reajuste no vale-alimentação, vinculado ao estudo que possibilitasse a alteração dos percentuais de pagamento do Fundo de Aposentadoria e Pensão do Servidor Público Municipal de Bento Gonçalves (Fapsbento) – lei 5.191/2011 – e o impacto para a implantação do plano de carreira dos servidores e do magistério e da reclassificação de cargos e salários. De acordo com a presidente do Sindiserp, Isaura Bolesina, a vinculação não é aceita pela categoria, que segue lutando pelo reajuste. “A cesta básica teve aumento acima da inflação, de 13,88%”, justifica. 

Agentes de trânsito

Nesta semana, foram aprovadas na Câmara de Vereadores, em segunda votação, alterações na remuneração dos agentes municipais de trânsito. Com a mudança, a categoria passa a ter direito a prêmio de conservação de 20% sobre os vencimentos do cargo. Além disso, ainda haverá um aumento no adicional por risco de vida recebido por esses servidores, o qual passará dos atuais 60% para 100% do salário.

O incremento nos adicionais é justificado devido às situações de violência e ameaças – recentemente, dois agentes foram agredidos durante o atendimento a uma denúncia de estacionamento em local proibido. Em nota, o Sindicato disse estranhar o encaminhamento isolado do projeto ao Legislativo, já que está “em pleno processo de alteração do Regime Jurídico dos servidores públicos municipais, Lei 75/2004, onde todas as categorias serão contempladas”.

Legislativo

Enquanto o Executivo e o Sindicato seguem as tratativas, o Legislativo aprovou nesta semana reajuste salarial de 8,5% aos seus servidores. O aumento é baseado na estimativa da inflação para o ano de 2016 e será escalonado em quatro etapas: 3% a partir de abril, 1,5% a partir de julho, 1,5% a partir de outubro e 2,5% a partir de janeiro de 2017.

Foto: Andionara Boaro/Divulgação