Protestos devem se repetir durante a semana

A manifestação que trancou a RSC-470 por dois momentos nesta segunda-feira, dia 9, deverá se repetir ao longo desta semana. Moradores dos bairros Juventude e Conceição prometem voltar a protestar pela retirada da lombada eletrônica na altura do quilômetro 216. Segundo eles, a falta de um controlador de velocidade coloca em risco os pedestres que cruzam a rodovia diariamente, principalmente crianças que se deslocam à escola.

No final da manhã, o grupo já havia queimado pneus no local, paralisando temporariamente o trânsito. Mas foi à tarde, a partir das 16h15, que a mobilização ganhou força. Nem mesmo a presença de um representante do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) – que explicou que uma nova lombada depende de licitação e pode demorar meses – acalmou os ânimos dos moradores. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) acompanhou o ato, mas sem intervir.

Por duas horas, o grupo bloqueou a passagem de veículos, incendiando mais uma vez pneus e, na sequência, vários móveis velhos que eram trazidos para o meio da estrada. Não houve nenhum incidente grave durante a manifestação, que reuniu um bom número de residentes das duas comunidades.

O protesto também acabou complicando seriamente o tráfego urbano, principalmente em vias como a avenida Osvaldo Aranha, onde se formou um grande congestionamento.

O contrato do Estado com a empresa que gerenciava o funcionamento das lombadas eletrônicas encerrou ainda em janeiro, mas os equipamentos foram removidos na semana passada.

Reportagem: Jorge Bronzato Jr.

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

Instagram: @serranossa

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.