Próxima semana deve ser de chuvas irregulares no Rio Grande do Sul
A partir da terça-feira, 02/04, a condição de tempo firme predomina em todo o Estado
A previsão indica chuvas irregulares para os próximos sete dias no Rio Grande do Sul. É o que aponta o Boletim Integrado Agrometeorológico 13/2024, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Irga.
Desde a última quinta-feira, 28/03, a configuração da alta pressão atmosférica predominou, mantendo o tempo seco na maior parte do Estado. Porém, um cavado associado a um sistema de baixa pressão se formou e desencadeou pancadas de chuvas isoladas. Na última sexta-feira, 29/03, a condição deste cavado se manteve, com pancadas de chuvas isoladas, principalmente no Litoral, Região Metropolitana, Planalto Médio e Alto Uruguai. A partir de sábado, 30/03, a condição meteorológica de precipitação se deslocou, resultando em tempo seco em todo o Estado.
Os volumes de chuva mais expressivos para os próximos dias são esperados para a Região do Alto Uruguai que deverão ficar entre 20 a 100mm. Nos Campos de Cima da Serra e Litoral pode apresentar acumulados entre 10 e 50mm. No Planalto e Missões os volumes ficarão entre 2 e 20mm. Na Campanha e na Fronteira Oeste os volumes deverão oscilar entre 35 e 50 mm. No restante do Estado os valores não devem ultrapassar os 20 mm.
Na segunda-feira, 1º/04, uma nova configuração de cavado refletirá em condição de tempo adversa, que pode refletir em acumulados na Região do Alto Uruguai. A partir da terça-feira, 02/04, a condição de tempo firme predomina em todo o Estado.