Quadra Poliesportiva revitalizará espaço de lazer no Zatt

A comunidade do bairro Zatt passará a contar com um novo espaço de esporte e lazer dentro dos próximos meses. No dia 13/01, foi dada a ordem de início para execução das obras da Quadra Poliesportiva, que será construída no espaço da atual cancha de areia. O espaço, localizado na rua Eduardo Bianchi, esquina com a rua Santa Maria, conta com uma área de 448 m². O investimento será de R$ 148.998,60, contemplando o revestimento em concreto da cancha, cercamento, iluminação, paisagismo e reforma do muro de contenção. O local já conta com uma academia ao ar livre. A obra visa atender uma demanda antiga dos moradores e garantir mais qualidade à comunidade do bairro. 


 

A atual estrutura da cancha de areia tem causado uma série de transtornos aos moradores e ao Poder Público. “Os problemas recorrentes são de escoamento de água devido à canalização existente. Isso ocasiona transtorno e manutenção constante na quadra”, explica a diretora-adjunta do IPURB, Melissa Bertoletti.

Durante a assinatura da ordem de início das obras, os representantes do Poder Público conversaram com moradores e analisaram mais intervenções que podem ser realizadas no local. “Assinamos a ordem de início para realização de uma obra para lazer, prática esportiva e saúde da comunidade. Junto com nossa equipe técnica já analisamos intervenções importantes para localidade e qualidade de vida da população”, afirmou o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira.  Além de Siqueira, estiveram presentes no local o vice-prefeito, Amarildo Lucatelli, o secretário de governo, Henrique Nuncio, o agora secretário-adjunto de Esportes e Desenvolvimento Social, Wagner Dalla Valle, o diretor do IPURB, Heitor Tártaro, a adjunta Melissa Bertoletti, e o vereador Idasir dos Santos.

  • Vinícola Garibaldi
  • Ótica Debianchi

Conforme informações do IPURB, a empresa vencedora da licitação deve iniciar as obras nos próximos dias. O prazo de conclusão é de três meses, a contar do início dos serviços. “É uma demanda da comunidade que é atendida. Estaremos sempre buscando soluções e ouvindo as demandas das localidades”, comenta Melissa. 

  • Vinícola Garibaldi

Demanda antiga


 

Há cerca de oito anos, o conserto da cancha de areia é requisitado pelos moradores do Zatt. De acordo com a ex-presidente do bairro, Nilva Colle Justino, o espaço foi destruído pela água do esgoto que caía no local e, desde então, não foi feito nenhum reparo. “A gente sempre cobrou e ficava apenas na promessa”, recorda. “As crianças, coitadinhas, precisam toda hora buscar a bola na rua. Não tem mais quadra. E esse é o único lugar que elas têm para brincar”, continua.

Nilva ainda reclama da academia ao ar livre, que foi instalada há cerca de seis anos e ainda não foi finalizada. “Está ainda sem uma parte do concreto no chão. Nosso bairro estava esquecido”, lamenta. 


 

A moradora Deise Ribeiro, também comenta sobre o estado crítico da cancha. “Quando vou levar meus filhos, vejo que não tem areia quase. Os muros estão destruídos. É bem ruim mesmo”, afirma. 

Com o projeto da quadra, elas afirmam que o Zatt começará a se tornar, propriamente, um bairro. “Significa muito para as crianças e vai ficar muito lindo, mas eu falei para o novo prefeito e o vice que eu vou dar um prazo. Se isso não acontecer, eu vou na prefeitura”, alerta. “Mas é preciso parabenizar o prefeito também. Porque em 30 anos que eu moro aqui, ele foi o primeiro a visitar o bairro depois que se elegeu”, relata.

“Essa quadra vai ser algo muito bom, principalmente para as crianças e adolescentes, porque quase não tem nada para eles brincarem. Creio que vão ficar ainda mais felizes, porque já se divertem brincando ali mesmo, naquele estado”, comenta Deise. 

Novas intervenções

Questionada sobre as demais intervenções no Zatt e em outros bairros que carecem de espaços de lazer, como o Municipal, a diretora-adjunta do IPURB, Melissa Bertoletti afirma que a administração pública já trabalha com alguns projetos.  “Temos projetos para vários locais e que o prefeito quer implantar. No Municipal, em específico, já foram feitas várias intervenções, inclusive pavimentação em todo o bairro, construção do Ceacri Carrossel, ampliação da Escola existente, entre outras ações”, comenta. No Zatt, em 2020, a secretaria de Viação e Obras Públicas realizou a troca de tubulação das proximidades e a secretaria de Meio Ambiente realizou o plantio de árvores e revitalização da área. 

Conforme Melissa, uma das dificuldades encontradas nesses bairros é encontrar áreas adequadas para instalação de equipamentos públicos. No caso da quadra do Zatt, a diretora-adjunta explica que a prefeitura trabalhará na antiga cancha e na área que é do município, “onde foi feito um valo de drenagem, respeitando os condicionantes ambientais”, explica. “Serão realizadas diversas ações em prol da qualidade de vida da comunidade”, garante.

Conforme a moradora Nilva Justino, a prefeitura já apresentou aos moradores o projeto de uma creche e de uma passarela na parte alta do bairro. “Ali foi feita uma ponte de madeira, juntamente com os moradores, mas ela está caindo. O projeto que nos apresentaram é uma passarela muito bonita. Espero que tirem do papel”, finaliza. 

Fotos: Arquivo pessoal

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também