Quase metade dos novos empreendimentos em Bento se concentra no centro e bairro São Roque
Somente em 2021, 2.323 empresas abriram as portas em Bento Gonçalves e, destas, 604 se instalaram no centro e 360 no São Roque. Tendência na cidade é de “aglomerados comerciais” e muitos estão em obras na cidade.
O centro de Bento Gonçalves segue sendo o local mais procurado por empresários do comércio e serviços. Em menos de um ano – de janeiro a outubro de 2021 – 2.323 empresas abriram as portas na cidade e, destas, 604 estão na área central de Bento. O segundo bairro que mais recebeu novos empreendimentos é o São Roque, com 360, seguido do Cidade Alta, com 302 novas empresas. Humaitá, Progresso e Borgo foram escolhidos por 232, 197 e 186 empreendimentos, respectivamente.
Os dados são da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Bento Gonçalves. De acordo com a secretária Milena Bassani, o número de novos empreendimentos cresceu desde o ano passado. “Tivemos um saldo positivo de 209 novas empresas – 2.323 neste ano e 2.114 no mesmo período do ano passado. O segmento maior é o de serviços, com 1.562 inscrições”, detalha. O serviço representa 67,24% das empresas, enquanto comércio e serviços somam 16,70%, com 388 empreendimentos, e comércio 11,24%, com 261.
De acordo com o corretor de imóveis Heitor Tártaro, o centro é, ainda, o local que a maioria busca imóveis comerciais e onde também tem maior oferta. No entanto, ele destaca que já se observa uma tendência de criação de novos “centros comerciais” em bairros, para descentralizar o movimento. “Veja como está o São Roque, o Botafogo, Santa Helena, São Bento, que possuem alguns ‘aglomerados’ comerciais, que acabam gerando mais facilidade de mobilidade e até de atendimento a demandas dos moradores”, observa.
A empresária Gabriela Sandrin está prestes a inaugurar um destes pontos comerciais na Rua Parnaíba, no bairro São Bento. Ainda sem nome definido, o espaço de 1.700m² e com estacionamento, abrigará 11 restaurantes, bares e lojas. “A previsão é de que em janeiro já esteja em funcionamento”, afirma Gabriela. Outro empreendimento que concentrará novas empresas é o Viverone Garden, no bairro Planalto. Previsto para inaugurar em 2024, o local terá área construída de 24.000m², com três pavimentos de lojas e escritórios e três de subsolo, 23 lojas, 68 salas/escritórios, oito Office Boxes e quatro office Lounge.
Em 2022, Bento Gonçalves também terá um novo shopping, o Piazza Salton, que está sendo construído no centro da cidade e já conta com 80% dos espaços comerciais locados. Ao todo, o empreendimento terá Área Bruta Locável (ABL) de 10.000m². São aproximadamente 40 novos empreendimentos que serão instalados no local, entre eles McDonald’s, Panvel, Renner, Sorvelândia, Gang, Super Apolo, Doce Docê, entre outras.