Quatro crimes ainda desafiam a polícia
Faltando um mês e meio para o final do ano, 2014 já é o período mais violento da história de Bento Gonçalves. De janeiro a novembro, foram registrados 22 assassinatos no município, sendo 20 homicídios e dois latrocínios. Em todo o ano de 2013, ocorreram 20 homicídios e, em 2012, 17 mortes violentas foram registradas na cidade.
A 1ª Delegacia de Polícia (1ª DP) registrou, neste ano, seis mortes. Destas, apenas um caso foi finalizado, porém, nas investigações em andamento, grande parte já possui autoria conhecida. Segundo a delegada titular da 1ª DP, Maria Izabel Zerman, a equipe de investigação ainda realiza algumas diligências e oitivas de testemunhas. “Nós temos dois casos ainda sem autoria. Nos outros, estamos coletando mais algumas provas para acrescentar e sustentar o indiciamento dos investigados”, explica.
Um dos homicídios sem pistas é o de Silvio de Jesus, registrado em 20 de março deste ano. O corpo do jovem, de 24 anos de idade, foi encontrado em uma estrada vicinal que dá acesso à localidade de Veríssimo de Matos, no interior de Bento Gonçalves. Ele foi executado com quatro disparos de arma de fogo nas costas. Silvio possuía antecedentes por tráfico de drogas, e furto, entre outros crimes. “Nós temos vários suspeitos, mas como este crime tem envolvimento com o tráfico, poucas testemunhas querem prestar depoimento e isso prejudica nosso trabalho”, alega Maria Izabel.
Outro crime que ainda intriga a equipe de investigação da 1ª DP é o assassinato de Cláudio Lourenço Sarassua. O corpo da vítima de 41 anos foi encontrado no dia 16 de abril, em Faria Lemos, depois de estar quase um mês desaparecido. Ele foi reconhecido através de objetos pessoais e documentos. O cadáver foi descoberto por pescadores em uma vala com cerca de 5m de profundidade na 3ª Seção do Rio das Antas. “A questão do Sarassua também é bem difícil, o corpo foi encontrado em avançado estado de decomposição e não há testemunhas. Temos alguns suspeitos, mas nada que sustente a autoria do crime”, esclarece a delegada.
Há pouco mais de um mês, chegaram os resultados da necropsia que apontaram as causas da morte de Sarassua. Segundo o Instituto Médico Legal (IML), a vítima morreu por afogamento. Os laudos apontam ainda um corte profundo na altura da nuca, o que leva os investigadores a crerem que a vítima foi golpeada com algum objeto semelhante a um machado. Os resultados revelaram ainda que havia sinais de espancamento. Ao que tudo indica, Sarassua foi jogado na vala ainda com vida, mas, possivelmente, estava inconsciente.
2ª DP
Os outros 16 casos de assassinato, em Bento, estão sendo conduzidos pela 2ª DP. Oito investigações já foram concluídas e remetidas à Justiça. Dois casos também ainda estão em fase inicial. “Temos poucas informações sobre o homicídio de Clodinei Agostini e o latrocínio de Fabio Luís Garcia Dias”, revela o titular da 2ª DP, Álvaro Pacheco Becker.
Clodinei Agostini, 40 anos, foi morto por volta das 7h20 do dia 24 de junho, na travessa Itaqui, bairro Cidade Alta. Ele estaria chegando ao trabalho quando foi abordado por uma dupla em uma motocicleta e alvejado com três tiros. Agostini era natural de Nova Prata e não tinha antecedentes criminais.
Fábio Luís Garcia Dias, 36 anos, foi encontrado morto em um matagal, entre os bairros Universitário e Ouro Verde, na manhã do dia 5 de março. Por volta das 6h20, o corpo da vítima foi visto por pessoas que passavam pelo local, paralelo à rua Presidente João Goulart. Dias, morador do loteamento Cembranel, era natural de Pelotas. Ao lado do corpo, foi achada uma faca de cozinha utilizada no crime. A morte está sendo investigada como latrocínio.
Sobre o alto índice de inquéritos finalizados, que chega a 50%, Becker afirma que a 2ª DP tem trabalhado de forma diferenciada. “Como atendemos os casos de homicídios, roubos e furtos, procuramos designar, na medida do possível, duas equipes que atendam exclusivamente cada demanda. Isso tem nos dado uma maior qualidade na investigação”, ressalta. Quem tiver qualquer tipo de informação que possa ajudar nas investigações pode entrar em contato com a Polícia Civil, inclusive de forma anônima, pelos telefones 3452 2500 (1ªDP) e 3452 7003 (2ªDP).
Latrocínio ou negligência?
A polícia segue investigando a morte do mecânico Carlos Batista Corrêa Medeiros, 54 anos, ocorrida no dia 4 de maio de 2014. Medeiros teria sido assaltado por dois homens na noite anterior, na avenida Osvaldo Aranha, bairro Cidade Alta. Os ladrões teriam agredido o mecânico e roubado sua carteira com documentos e cerca de R$ 300. Ferido, foi levado ao Pronto Atendimento 24 Horas com dores na barriga e dificuldades na fala. De volta à sua casa, no bairro São Francisco, o mecânico desmaiou. O Samu foi acionado e atestou o óbito, ocorrido oito horas após a alta médica. O caso está sendo investigado pela 2ª DP.
Os casos de 2014*
Homicídios
22 de fevereiro
Vítima: Assunção Alves dos Santos, 48 anos. Morto a tiros na rua Ari da Silva, bairro Eucaliptos. O inquérito já foi finalizado pela 2ª DP e encaminhado ao Judiciário.
2 de março
Vítima: Lucas Bagiston, 24 anos. Morto a tiros na rua Balduíno Alegretti, bairro Municipal. O inquérito já foi finalizado pela 2ª DP e encaminhado ao Judiciário com indiciamento de autoria.
9 de março
Vítima: Diego Rosa de Oliveira, 22 anos. Morto com a tiros na avenida Presidente Costa e Silva, bairro Planalto. O inquérito já foi finalizado pela 2ª DP e encaminhado ao Judiciário com indiciamento de autoria.
12 de março
Vítima: Claudemir de Souza Rodrigues, 23 anos. Morto a tiros na rua Buarque de Macedo, entre os bairros São Roque e Nossa Senhora do Carmo. O inquérito ainda não foi finalizado pela 1ª DP.
16 de março
Vítima: Anderson Stiburski, 16 anos. Vítima: Danúbio Cruz da Costa, 20 anos. Mortos a tiros no bairro Fátima, após perseguição policial. O inquérito já foi finalizado pela 2ª DP e encaminhado ao Judiciário com indiciamento de autoria (veja matéria na página 5).
20 de março
Vítima: Silvio de Jesus, 23 anos. Morto a tiros na localidade de Veríssimo de Matos. O inquérito ainda não foi finalizado. A investigação está a cargo da 1ª DP.
16 de abril
Vítima: Cláudio Lourenço Sarassua, 41 anos. Morto a tiros no interior de Faria Lemos (corpo encontrado em avançado estado de decomposição). O inquérito ainda não foi finalizado pela 1ª DP.
2 de junho
Vítima: Adair de Souza Feijó, 28 anos. Morto a tiros na rua Lajeadense, bairro Municipal. O inquérito já foi finalizado pela 2ª DP e encaminhado ao Judiciário com indiciamento de autoria.
24 de junho
Vítima: Clodinei Agostini, 40 anos. Morto a tiros na travessa Itaqui, bairro Cidade Alta. O inquérito ainda não foi finalizado pela 2ª DP. Vítima: Idalina de Jesus, 49 anos. Morta a tiros na rua Sérgio Rodrigues dos Santos, bairro Zatt. O inquérito ainda não foi finalizado, com autoria conhecida. A investigação está a cargo da 1ª DP.
25 de junho
Vítima: Clóvis Pereira dos Santos, 41 anos. Morto a tiros na rua Balduíno Alegretti, bairro Municipal. O inquérito já foi finalizado pela 2ª DP e encaminhado ao Judiciário com indiciamento de autoria.
26 de julho
Vítima: Nédio Antônio Loregian, 48 anos. Morto a tiros e facadas na rua Giácomo Giacomello, bairro Glória. O inquérito ainda não foi finalizado pela 2ª DP.
30 de julho
Vítima: Fabiano Alves, 25 anos. Morto a tiros na rua Lajeadense, bairro Municipal. O inquérito ainda não foi finalizado pela 2ª DP.
12 de agosto
Vítima: Daniel Fosch Iaroseski, 21 anos. Morto a tiros na rua Nunciante Antinolfi, bairro Municipal. O inquérito ainda não foi finalizado pela 2ª DP.
13 de agosto
Vítima: Julia Graziela Reck da Silva, 31 anos. Morta a tiros em uma trilha próxima à escadaria que liga a rodovia à rua Domingos Rubechini, paralela à Alameda Fenavinho. O inquérito ainda não foi finalizado pela 2ª DP.
17 de agosto
Vítima: Reni Ricardo, 48 anos. Morto a facadas na rua Carlos Gomes, bairro Ouro Verde. O inquérito já foi finalizado pela 1ª DP e encaminhado ao Judiciário com indiciamento de autoria.
27 de outubro
Vítima: Noemir Leitão, 49 anos. Morto com um tiro no peito dentro de seu apartamento no residencial Novo Futuro. O inquérito ainda não foi finalizado pela 1ª DP.
4 de novembro
Vítima: Wiliam Correa de Souza, 24 anos. Morto a tiros. O corpo foi encontrado próximo a uma parada de ônibus na rua Humberto de Alencar Castelo Branco. As investigações estão a cargo da 2ª DP.
5 de novembro
Vítima: Márcio Dagoberto da Costa Hubner, 32 anos. Morto a tiros na porta de casa, na rua Claudino Provensi, bairro Licorsul. As investigações estão a cargo da 2ª DP.
Latrocínios
14 de fevereiro
Vítima: Reginaldo José Gobatto, 36 anos. Morto a tiros na rua da Ladeira, bairro Licorsul, após ter estabelecimento roubado no bairro São Francisco. O inquérito já foi finalizado pela 1ª DP e encaminhado ao Judiciário com indiciamento de autoria.
5 de março
Vítima: Fábio Luís Garcia Dias, 36 anos. Morto a facadas no bairro Universitário. A vítima teve um celular roubado. O inquérito ainda não foi finalizado pela 2ª DP.
Crime ainda indeterminado
3 de maio
Vítima: Carlos Batista Corrêa Medeiros, 54 anos. Morreu cerca de oito horas depois de ter sido agredido durante um assalto.
Reportagem: Jonathan Zanotto
É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.
Siga o SERRANOSSA!
Twitter: @SERRANOSSA
Facebook: Grupo SERRANOSSA
Instagram: @serranossa
O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.