Quem são os candidatos a vice-governador do Rio Grande do Sul

Foto: Divulgação

Muito se fala nos candidatos ao governo do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) e Onyx Lorenzoni, porém, outra parte importante das chapas são os seus candidatos a vice-governador ou vice-governadora: Gabriel Souza (MDB) e Claudia Jardim (PL), respectivamente. Amanhã, 30/10, durante o 2º turno, os eleitores não estarão votando apenas em Leite ou Onyx, mas sim na dupla que considera a melhor para governar o RS pelos próximos quatro anos.

O vice-governador(a) ocupa o lugar do governador(a) nas situações em que este não puder exercer suas funções. Como, por exemplo, em casos de doenças ou viagens. É possível que o vice ocupe o lugar do governador permanentemente, se este for afastado por motivos legais (impeachment ou cassação, por exemplo), ou em caso de morte. Isso aconteceu em março de 2022, quando Leite renunciou ao governo do RS e Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), então seu vice, assumiu o cargo.

Conheça mais sobre Gabriel e Claudia, os candidatos ao cargo em 2022:

  • Ótica Debianchi
  • Vinícola Garibaldi

Gabriel Souza (MDB)

  • Vinícola Garibaldi
Foto: Divulgação candidato

Natural de Porto Alegre, é médico veterinário de formação e tem 38 anos. É casado e pai de uma filha. Em 2010, iniciou na carreira política, ficando de suplente do MDB à Assembleia Legislativa. Ainda pelo MDB se elegeu deputado estadual em 2014 e se reelegeu em 2018. Souza atuou como presidente da Assembleia em 2021 e chegou a assumir o governo do Estado por três dias no início deste ano. Atualmente, ocupa o cargo de segundo secretário da Mesa Diretora do plenário. É candidato a vice-governador de Eduardo Leite (PSDB).

Claudia Jardim (PL)

Foto: Divulgação candidata

Natural de Guaíba, a professora Claudia Pelegrino Jardim Pereira tem 40 anos, é casada e mãe de cinco filhos. Tem formação em Letras, Literatura e Pedagogia, além de especialização em gestão escolar e educação especial. Em 2012, foi eleita vereadora de Guaíba pelo PP, sendo reeleita em 2016. Em 2018, ficou suplente do partido à Assembleia Legislativa. Em 2020, foi eleita vice-prefeita de Guaíba. Claudia também atuou como secretária de Educação e de Agricultura e Meio Ambiente. Se filiou ao PL em 2022. É candidata a vice-governadora de Onyx Lorenzoni (PL).

O segundo turno das Eleições 2022 acontece neste domingo, dia 30/10, das 8h às 17h.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também