Questão de matemática do Enem 2023 será anulada
Pergunta sobre a gripe H1N1 é idêntica à usada na prova de 2010
Uma questão da prova de Matemática do Enem 2023 será anulada, conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A informação foi confirmada durante uma coletiva de imprensa, pelo presidente do órgão, Manuel Palacios, na noite de domingo, 12/11.
Segundo o presidente do Inep, na prova do Enem 2023 tem uma pergunta identifica a uma questão antiga, de uma prova anterior.
Trata-se de uma pergunta sobre a gripe H1N1, semelhante a uma questão do Enem de 2010, da prova na edição para pessoas privadas de liberdade. É a questão 177 do caderno amarelo deste ano.
“Houve uma questão anulada porque ela já foi utilizada numa prova em 2010. Infelizmente, isso implica em um item a menos na avaliação de matemática”, afirmou Palacios.
Outra questão que gerou debates nas redes sociais é uma que aborda o padrão de contagem de um determinado povo indígena. A pergunta é parecida com uma questão do vestibular da Universidade Estadual de Goiás (UEG) de 2003. Segundo o Inep anunciou na coletiva de imprensa, a questão será mantida. No atual exame, a questão aparece como a de número 168 da prova amarela, 179 azul, 148 rosa e 164 cinza.