Radioterapia amplia horário para atender demanda

Diminuir a fila de espera e proporcionar melhor atendimento aos pacientes com câncer. É com esse objetivo que a partir desta sexta-feira, dia 16, o serviço de radioterapia no Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves, começa a operar com quatro turnos de atendimento. Com isso, as sessões que iniciavam às 6h e encerravam às 22h passam a funcionar até a 1h da madrugada do dia seguinte. Com o quarto turno, a capacidade de atendimento saltará de 90 para 120 pacientes por dia.

A espera por uma sessão gira em torno de 25 a 30 dias. “Estamos trabalhando para que dentro de 90 dias a espera não seja superior a 15 dias”, afirma o administrador do hospital, Armando Piletti. O ideal, prossegue, é que a espera máxima seja de sete dias. “É para isso que vamos trabalhar”, pondera.

As instituições filantrópicas tem a obrigatoriedade de atender a 60% dos pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Hoje, 75% dos pacientes que fazem uso do serviço de radioterapia do Tacchini vêm da rede pública.

Os atendimentos com plano de saúde e de forma particular começaram ainda em fevereiro deste ano. Pacientes do SUS começaram a ser atendidos em agosto. O serviço em Bento Gonçalves é referência para 48 municípios da região. A máquina instalada no Hospital Tacchini é a única da Serra. Até a última semana, a região contava com outro aparelho no Hospital Saúde, em Caxias do Sul, mas a máquina foi desativada por falta de pacientes.

Saiba mais

O aparelho de radioterapia foi uma das demandas eleitas pela comunidade na Consulta Popular de 2006. O repasse do valor por parte do Estado ocorreu apenas em 2008. A demora na aquisição do aparelho se deveu à suspensão do processo licitatório. Outro entrave na época foi a cotação do dólar, que estava em alta. Com isso, para importar o equipamento seria necessário uma quantia maior do que a disponível. A queda da moeda americana facilitou o processo de importação, que teve início apenas no primeiro trimestre de 2010. O aparelho chegou ao município em agosto de 2011. O equipamento está instalado no prédio erguido na área que abrangia o estacionamento e a sede da Associação dos Funcionários do Hospital Tacchini, com acesso pela rua General Osório.

Reportagem: Carina Furlanetto

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.