Ramo vinícola conhecerá “Memórias do Vinho Gaúcho”

O livro Memórias do Vinho Gaúcho, de autoria de Rinaldo Dal Pizzol e Sérgio Inglez de Sousa, será apresentado para o setor vitivinícola em Bento Gonçalves e Flores da Cunha, nos dias 25 e 26 de fevereiro, respectivamente. Em Bento, o Espaço Criare abre suas portas a partir das 18h e, em Flores, a recepção acontece no mesmo horário, no Pavilhão do Parque da Vindima, no Palco Uva Bordô.

A obra, dividida em três volumes, é resultado de 30 anos de coleta de informações e foi lançada no dia 15 de dezembro do ano passado. A publicação, no total, tem 752 páginas e é financiada pelo Ministério da Cultura (Minc).

As informações levantadas vão muito além da produção difundida pelos imigrantes italianos no século 19. Os primeiros registros datam de cerca de 1600, apresentando os jesuítas como primeiros viticultores gaúchos. O livro também conta com fotos históricas, como o registro de comandantes da Revolução Federalista, entre eles Oswaldo Aranha e Flores da Cunha, embaixo de uma pérgola de videira em Dom Pedrito, em 1923. A linha do tempo chega à produção nas colônias de Dona Isabel e Conde D’Eu, atualmente municípios de Bento Gonçalves e Garibaldi, à criação do Instituto Brasileiro do Vinho, com sede no município, e da Avaliação Nacional de Vinhos.

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também