Rankings colocam Bento em diferentes posições

Três rankings divulgados na última semana deram motivos tanto para comemorar como para lamentar. Enquanto Bento Gonçalves subiu 12 posições no índice Firjan – que analisa o desempenho dos municípios – e alcançou a segunda colocação entre as não-capitais no Índice de Competitividade do Turismo Nacional, no levantamento inédito elaborado pelo Ministério Público Federal (MPF) sobre os portais de transparência, a cidade ficou com a 383ª colocação, dentre os 498 municípios gaúchos.

O Ranking Nacional da Transparência levou em conta aspectos legais e boas práticas de transparência, buscando dados do período entre 8 de setembro e 9 de outubro deste ano. O objetivo era medir o grau de cumprimento da legislação, por parte de municípios e estados, em uma escala que vai de zero a dez. Bento Gonçalves somou 4,6 pontos. No Rio Grande do Sul, três municípios obtiveram a nota máxima: Porto Alegre, Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires. Na última colocação, ficou a prefeitura de Turnas, que zerou a nota.

Índice Firjan     

Em um ano, Bento Gonçalves subiu 12 posições no ranking nacional do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM). O relatório de 2015, que tem como base os dados de 2013, mostra que, naquele ano, o município ocupou a 50ª posição, contra a 68ª em 2012. Semelhante ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o estudo avalia critérios de emprego/renda, educação e saúde a partir de dados ministeriais, atribuindo notas de 0 a 1, em que, quanto maior a nota, mais desenvolvido é o município. Bento conquistou 0, 8613 pontos consolidados em 2013, contra 0,8555 em 2012. A atual posição indica um alto grau de desenvolvimento socioeconômico do município (superior a 0,8).

Quando comparado aos 497 municípios gaúchos, Bento destaca-se como o quinto mais desenvolvido. Dos três indicadores, Emprego/Renda é o que apresentou o melhor desempenho, ocupando a quarta posição no Rio Grande do Sul, atingindo 0,8193. Quando os índices são individualizados, verifica-se que o desempenho de Bento está muito acima da média nacional e estadual. Em Educação, alcançou 0,8241, contra 0,7839 do Rio Grande do Sul e 0,7615 do Brasil. Em Saúde, o índice do município atingiu 0,9403 – bem acima das nota gaúchas (0,8688) e brasileira (0,7684).

Turismo

Dentre os 65 destinos indutores de desenvolvimento turístico, Bento Gonçalves está na lista dos 20 que mais se destacaram no Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2015, conferido pelo Ministério do Turismo (MTur), em parceria com o Sebrae e a Fundação Getúlio Vargas (FGV). No que se refere às não-capitais, Bento fica atrás apenas de Foz do Iguaçu (PR).

O índice vai de 0 a 100 e é composto por 13 indicadores, como infraestrutura, oferta de equipamentos turísticos e aspectos sociais. Entre as não-capitais, a média foi de 53,5, e o município atingiu 72,9. Bento Gonçalves foi o melhor colocado em Cooperação Regional, com quase 40 pontos de diferença do segundo colocado, e também ficou entre os dez melhores pontuados nos quesitos de Aspectos Sociais (3º lugar), Marketing e Promoção do Destino (5º lugar) e Economia Local (8º lugar).

Foto: Jorge Bronzato Jr.

Enviar pelo WhatsApp:
VER MAIS NOTÍCIAS