Receita lança atendimento sobre CPF pelo Telegram

Desde segunda-feira (03/08), a Receita Federal passou a contar com atendimento de serviços relacionados ao Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) pelo Telegram. Esse novo canal de atendimento utiliza tecnologia conhecida como chatbot, que realiza o atendimento virtual e simula uma conversação por meio de chat.

Segundo a Receita, a iniciativa busca dar maior agilidade no atendimento ao cidadão e contribui para evitar que as pessoas se desloquem para alguma unidade de atendimento presencial, preservando a saúde dos servidores e cidadãos, evitando a aglomeração e a propagação do novo coronavírus.


 

Tacchini
Tacchini

Para solicitar o serviço, o contribuinte deverá acessar o canal ReceitaFederalOficial, interagir com a ferramenta, enviando as informações e documentos exigidos para que a Receita Federal faça a análise do pedido e conclua o atendimento.

Estão disponíveis no novo canal serviços como:

  • Sicredi
  • Aurora
  • Desktop Sesc Hip Hop 01-08-2025
  • Sicredi
  • Aurora
  • Mobile SESC hip-hop 01-08-2025

– Atualização/alteração de dados e Regularização de CPF;

– Segunda via de CPF;

  • Vinícola Garibaldi
  • Ótica Debianchi
  • UCS Bento
  • Câmara Bento
  • Vinícola Garibaldi
  • UCS Bento
  • Câmara Bento

– Informação do número do CPF;

– Consulta à situação cadastral; e

  • Netfar
  • Ravanello
  • Fraporti
  • Bruno & Marrone
  • Posto Ravanello
  • Netfar mobile
  • Fraporti
  • Bruno & Marrone

– Consulta ausência de DIRPF – Declaração do Imposto de Renda Pessoas Físicas (exercício omisso).

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