Recuperação da BR-470 deve iniciar em setembro

As obras de recuperação da rodovia BR-470, previstas em licitação ganha pela empresa Construtora Centro Leste, de Belo Horizonte (BH), devem iniciar somente no mês de setembro. Isso porque, de acordo com a assessoria de comunicação da superintendência regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Estado do Rio Grande do Sul, ainda são necessários alguns trâmites do contrato – o órgão federal garante, contudo, que continuará a realizar as manutenções emergenciais até o começo dos trabalhos.

As melhorias devem abranger 150,7 quilômetros da rodovia, entre o km 210 (em Bento Gonçalves, próximo à entrada de São Valentim) e o km 360,7, em Pantano Grande. O valor da licitação é de mais de R$ 60 milhões. Entre os serviços contemplados no processo licitatório, estão construção de meio-fio de concreto, recomposição do revestimento, pintura, limpeza de ponte, operação tapa-buraco, limpeza de sarjeta, meio-fio, vala de drenagem e bueiros, limpeza de placa de sinalização, recomposição de placas e defesa metálica, roçada, capina e colocação de tacha refletiva.

Novas solicitações

No final do mês de julho, representantes do Poder Público municipal se reuniram com o superintendente regional do DNIT, o engenheiro Adalberto Jurach, e apresentaram seis propostas ao departamento. As ações contemplariam melhorias em trevos de acesso, prolongamento de rua e autorização para construção de uma praça, próximo à Embrapa.

Com referência ao trevo de acesso ao bairro Santa Rita, Jurach explica que serão iniciados os estudos para implantação da rótula sugerida pela prefeitura, que poderá ser contemplada dentro do contrato de manutenção da rodovia. A obra ainda seria uma parceria entre o DNIT e a administração municipal.

Outra solicitação feita no encontro foi para melhorias no trevo, junto à empresa Telasul, no entroncamento com a RSC-453, entre os municípios de Garibaldi e Farroupilha. Ficou acordado que será encaminhado o projeto anteriormente apresentado ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) para avaliação por parte do DNIT, que irá estudar a melhor forma de implantação.

Entre os pedidos, foi reivindicada, ainda, a construção de intersecção ao acesso norte do município (bairro São Roque) e nova proposta viária para o local. Conforme o superintendente, será realizado um estudo de viabilidade para toda a BR-470, para elencar as necessidades de melhorias da rodovia e, posteriormente, será feita a contratação de projetos e implantação.

Os representantes do Poder Público bento-gonçalvense também pediram autorização do DNIT para construção do prolongamento da rua 13 de maio até o entroncamento com a rua 10 de novembro. “Este trecho ferroviário é considerado operacional. Dessa forma, está concedido para a América Latina Logística (ALL). Mesmo considerado ‘antieconômico’ pela ALL, ela é responsável pela gestão da ferrovia e também da sua faixa de domínio. Assim, não é do DNIT a responsabilidade, pois o trecho está concedido. O contrato de concessão é fiscalizado pela Agência de Transportes Terrestres (ANTT)”, explica Jurach.

E, por fim, foi solicitada a liberação para construção de uma praça na área da Embrapa. Foi realizada uma vistoria no espaço e verificou-se que há viabilidade para o empreendimento. Haverá autorização do DNIT assim que o projeto for elaborado e apresentado ao órgão. 

 

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