Rede elétrica: precaução nunca é demais

Dados da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) revelam uma redução de 6%, em 2012, no número de acidentes fatais em contato com a rede elétrica em residências. Em 2012 o número de óbitos reduziu para 293, sendo que, no ano anterior, 315 pessoas perderam a vida no Brasil. Mesmo com a diminuição, o dado ainda é alto e preocupa. Para garantir a segurança nos ambientes domésticos e evitar acidentes com a rede elétrica, a Rio Grande Energia (RGE) dá dicas. 

Mesmo dentro de casa, há riscos de acidentes com o uso de aparelhos elétricos que exigem cuidados.  Muitas vezes, a falta de conhecimento é a causa desses danos. Crianças, donas de casa e empregadas domésticas são as mais prejudicadas no dia a dia pelo constante manuseio de objetos condutores de energia, tais como garfo, faca ou utensílios metálicos no momento de limpeza dos aparelhos domésticos e fios desencapados ao alcance das crianças.


Recomendações

  • Vinícola Garibaldi
  • Ótica Debianchi
  • Vinícola Garibaldi

Use protetores nas tomadas, evitando que objetos sejam introduzidos nas mesmas por crianças;

Redobre a atenção no uso de equipamentos elétricos em ambientes úmidos ou molhados. Preferencialmente utilize botas e luvas isolantes;

Vários aparelhos elétricos no benjamim, o “T”, sobrecarregam a tomada provocando um superaquecimento dos fios que podem causar um curto-circuito. Todo o cuidado é pouco. 

Não deixe a fiação ao alcance das crianças;

Não utilize extensões para alimentação de vários aparelhos;

Não mexa no chuveiro ligado;

Ao manusear a haste da antena de TV, não se aproxime ou toque na rede elétrica. Instale a antena, preferencialmente, do lado oposto ao da fiação.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também