Rede subterrânea da Via Del Vino só após a eleição

Marcada inicialmente para ser realizada no último domingo, dia 30 de setembro, a ativação da rede subterrânea de energia e de dados na Via Del Vino, em Bento Gonçalves, ocorrerá somente após as eleições. A expectativa é de que o desligamento – necessário para o cumprimento dessa etapa – seja feito apenas no dia 14 de outubro. A ativação permitirá a retirada dos postes e fios aéreos, um dos marcos do projeto.

O cancelamento da ativação foi anunciado pela prefeitura ainda na sexta-feira, dia 28, com base nas previsões meteorológicas. De acordo com o secretário municipal de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Heber Moacir dos Santos, o adiamento foi feito devido às condições climáticas desfavoráveis. Segundo ele, os trabalhos só podem ser realizados se a umidade relativa do ar estiver abaixo de 70%. Um índice acima disso faria com que os cabos estourassem, obrigando a equipe a refazer o serviço. “Além da umidade, o vento forte também foi outro fator impeditivo”, explica. 

Para que seja feita a ativação da rede subterrânea é imprescindível que a energia elétrica seja desligada, o que só pode ocorrer aos domingos para evitar transtornos aos estabelecimentos comerciais localizados ao longo da Via Del Vino. Como no próximo domingo, dia 7, serão realizadas as eleições municipais, a continuidade dos trabalhos deve ficar apenas para o dia 14. Em caso de mau tempo nessa data, deve ocorrer novo adiamento, sempre para o domingo seguinte.  

Sem previsão

Como a ativação depende do clima, não há previsão para conclusão dos trabalhos, que iniciaram em junho do ano passado. Um dos problemas que contribuiu para o atraso nas obras – a previsão era de oito meses – foi a falta de mapeamento das galerias subterrâneas da cidade. A demora também é justificada pela inexperiência do município em projetos que envolvam fiação subterrânea. Por ser mais cara que a tradicional, esse tipo de intervenção é empregado ainda em poucos lugares do país.

Saiba mais

As unidades residenciais, comerciais e prédios serão conectados à nova estrutura no mesmo dia. Desde que a revitalização foi anunciada, a prefeitura entrou em contato com os responsáveis pelos prédios e estabelecimentos comerciais localizados ao longo da Via Del Vino. Foi definido que cada proprietário ficaria responsável por providenciar uma entrada para a galeria subterrânea. Entretanto, quem não fez a adequação solicitada não será prejudicado. “A única diferença é que esta ligação será do lado de fora do prédio, com a fiação passando por uma espécie de cano, que ficará aparente”, explica.

Reportagem: Carina Furlanetto

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA