REFIS 2025 de Bento Gonçalves é aprovado pela Câmara

Vereadores aprovam Programa de Recuperação Fiscal que beneficiará cidadãos e fortalecerá arrecadação do Município de Bento Gonçalves

REFIS 2025 de Bento Gonçalves é aprovado pela Câmara.
Câmara Bento aprovou o REFIS 2025 na segunda (4) e, já na quarta (6), o programa entrou em vigor. Foto: Lucas de Souza Marques

Durante a sessão ordinária desta segunda-feira, 4 de agosto de 2025, os vereadores de Bento Gonçalves aprovaram o Projeto de Lei nº 73/2025, que institui o Programa de Recuperação Fiscal (REFIS 2025) no município. A proposta foi enviada pelo Executivo e recebeu aperfeiçoamentos por meio da emenda substitutiva nº 18/2025, apresentada por todas as bancadas, ampliando os descontos para quitação de débitos com a Prefeitura.

O REFIS 2025 permite a regularização de débitos tributários e não tributários vencidos até 31 de dezembro de 2024, oferecendo condições facilitadas de pagamento e descontos expressivos em multas e juros para pessoas físicas e jurídicas. As novas faixas de desconto aprovadas são:

  • 100% de desconto em multas e juros para pagamento à vista;
  • 100% de desconto para parcelamentos de 2 a 6 vezes (ampliado pela emenda);
  • 80% de desconto para parcelamentos de 7 a 12 vezes (ampliado pela emenda);
  • 60% de desconto para parcelamentos de 13 a 60 vezes (ampliado pela emenda).

Esses percentuais substituem os originalmente propostos pela Prefeitura e representam, segundo os vereadores, um avanço real para a comunidade, ao tornar o programa mais acessível e atrativo.

Conforme o vereador Gilmar Pessutto (União), são cerca de R$ 373 milhões em dívidas de contribuintes com o município. Segundo os parlamentares, o programa tem um duplo objetivo: aliviar a carga financeira de famílias e empresas em dificuldade e aumentar a arrecadação municipal, viabilizando mais investimentos em serviços públicos.

Prefeitura inicia operação do REFIS 2025

A Prefeitura de Bento Gonçalves informou que a Lei do REFIS 2025 já está em vigor a partir desta quarta-feira (6). Podem ser negociadas dívidas relativas ao IPTU, ISSQN, taxas e demais débitos não tributários inscritos em dívida ativa até 31 de dezembro de 2024.

A adesão ao programa pode ser feita até o dia 29 de dezembro de 2025, presencialmente na Secretaria Municipal de Finanças (SEFIN) ou pelos seguintes canais:

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também