Reitor da UCS apresenta mudanças da gestão

O professor Evaldo Antonio Kuiava assumiu a reitoria da UCS na última sexta-feira, dia 2. Em sua primeira atividade à frente da reitoria, nesta segunda-feira, dia 5, Kuiava recebeu a imprensa para uma entrevista coletiva. “Nós vamos procurar fazer uma relação de proximidade. Queremos uma universidade que cumpra o seu papel na sociedade”, disse.

Por cerca de uma hora, Kuiava destacou pontos que pretende trabalhar durante sua gestão, especialmente os que envolvem a constituição de uma instituição de excelência e contemporânea. Citando o filósofo americano Thomas Kuhn, o novo reitor reforçou a importância de se pensar em novos paradigmas que façam a universidade avançar. “Escutamos a comunidade acadêmica, agregamos propostas e montamos um projeto de gestão para realizar as mudanças que a sociedade espera”, afirmou.

Conforme o reitor, modificar o foco de gestão exige ir além do tripé ensino, pesquisa e extensão, para buscar relações mais fortes da universidade com as empresas, a sociedade e o governo. Os processos de inovação vão auxiliar justamente nesse sentido. Com esse objetivo, será criada a Pró-Reitoria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, que ficará sob a responsabilidade do vice-reitor, professor Odacir Deonísio Graciolli, e que terá como um de seus objetivos implantar o Parque Científico e Tecnológico da Serra.

No aspecto do ensino, Kuiava também destacou a necessidade de se pensar em novos paradigmas. A revisão das grades curriculares, que já estavam em curso, serão mantidas e intensificadas. Conforme o reitor, disciplinas ministradas em língua inglesa devem ser adicionadas às grades para fortalecer o processo de internacionalização dos currículos. Além disso, cursos no formato de dupla titulação, em que o aluno cumpre um período de estudos fora do país e recebe dois diplomas, deverão ser ampliados. Os métodos pedagógicos também serão modificados. “A maneira como se aprende hoje é diferente. Temos que sair do modelo de ensino por conteúdo para o de aprendizagem do aluno”, declarou.

Os investimentos em infraestrutura também entraram na pauta da entrevista. A criação de um Hospital Veterinário foi salientado pelo novo reitor, que informou que o projeto deverá ser finalizado nesse semestre e que há estimativas para que as obras iniciem em 2015.

Apesar das transformações pontuadas por Kuiava, a universidade mantém o seu foco em garantir uma formação humana a seus alunos. “Tem questões que precisam ser mudadas e elas envolvem o modelo de gestão. Mas há situações que precisam ser mantidas. Formar seres humanos para a vida continua sendo papel da universidade e nosso desafio”.

Nesta sexta-feira, dia 9, às 19h30, acontece no UCS Teatro, em Caxias, a solenidade de posse do reitor e vice-reitor da UCS e do presidente e vice-presidente do Conselho Diretor da FUCS.

Com informações da Universidade de Caxias do Sul


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também