Reitor da UCS recepciona formando que desenvolveu cadeira de rodas controlada por movimentos oculares

O reitor da Universidade de Caxias do Sul, professor Evaldo Kuiava, recebeu, no Gabinete da Reitoria, no dia 25 de julho, o estudante de Engenharia Eletrônica Maikon Del Ré Perin e o professor Angelo Zerbetto Neto. Ambos trabalharam, como aluno concluinte e orientador, no desenvolvimento de um sistema de eletro-oculografia (EOG) para movimentação de uma cadeira de rodas. O projeto constitui-se no TCC do acadêmico, que concluiu a graduação na metade deste ano, no Campus Universitário da Região dos Vinhedos (Carvi).

Destacando a proposta pedagógica da Universidade, de promover um ensino inovador, capaz de resultar em aplicações imediatas que apresentem soluções à sociedade, o reitor enfatizou o incentivo da UCS ao empreendedorismo. Ao apresentar as instâncias do Ecossistema Empreendedor UCS, incentivou o estudante a ingressar no Programa StartUCS, pelo qual a Universidade oferece suporte integral para o desenvolvimento de um modelo de negócio, preparando um empreendimento para ser consolidado na Incubadora Tecnológica (ITEC) e, posteriormente, associado no Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação (TecnoUCS).


Angelo Zerbetto Neto, Evaldo Kuiava e Maikon Del Ré Perin em encontro no Gabinete da Reitoria

“Vamos colocar todos os esforços da Instituição em apoio a essa ideia”, assegurou o reitor. “Passou o tempo do ensino teórico fechado em sala de aula. Mudamos o ensino quando levamos o conhecimento para a experimentação em laboratório e ajudamos a torná-lo uma aplicação imediata na vida das pessoas”, defendeu.

Maikon e Zerbetto revelaram a intenção de transformar a ideia em um empreendimento e discutiram com o reitor possibilidades de ampliação das aplicações da tecnologia estudada, como, por exemplo, o desenvolvimento de projetos em conjunto com a Clínica de Fisioterapia da UCS, fazendo uso, também, de outras competências da Universidade – entre as quais as das áreas de Design e Engenharia de Materiais. As possibilidades de novos projetos acadêmicos estão sendo discutidas pelo Grupo de Estudos em Tecnologia Assistiva formado por professores do Carvi, enquanto a Coordenadoria de Projetos da UCS está trabalhando no processo de patenteamento da adaptação desenvolvida pelo estudante. 


No CARVI, o sub-reitor professor Miguel Angelo Santin e diretores acadêmicos receberam a visita do aluno Maikon Del Ré Perin e de seu orientador, o professor Angelo Zerbetto Neto

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também