• Vinícola Garibaldi
  • Tacchini Sistema de Saúde
  • Ótica Debianchi

Relaxamento e energia com a prática da ioga

  • Vinícola Garibaldi

A vida moderna, com todos os seus desafios, pode ser estressante. E para quem está exposto à ansiedade e o estresse do dia a dia, o melhor é procurar uma forma de relaxar e viver com mais saúde. A ioga, além de ser um ótimo exercício, ajuda a combater os efeitos do cansaço. Um dos resultados mais buscados no exercício é justamente o alívio do estresse, além do autoconhecimento e evolução pessoal.

Através da prática dessa filosofia milenar, o aluno aprende a respirar de maneira correta, a movimentar o corpo com consciência e domínio e a se relacionar com o mundo de forma mais consciente. Tudo isso se reflete em um estilo de vida mais saudável e tranquilo.

A instrutora de ioga Fabiana Sartor diz que o estresse nada mais é do que uma defasagem entre o potencial do indivíduo e o desafio que ele precisa enfrentar. “Como a ioga trabalha com assimilação de energia e vitalidade, isso fornecerá ao praticante uma cota extra de energia para que os desafios sejam encarados de cima para baixo e não o contrário”, explica.

Para quem deseja um resultado rápido para espantar o estresse, algumas escolas oferecem cursos intensivos. A instrutora Fabiana diz que não existe tempo mínimo ou máximo recomendado para a prática do esporte. Depende do efeito desejado. Se a busca é por autoconhecimento e evolução, trata-se de um trabalho de vários anos ou até de uma vida toda. Se a ideia é apenas aliviar o estresse, em um mês costuma-se sentir efeitos impressionantes. “Muitas vezes sente-se o efeito na primeira aula”, diz.

Métodos e técnicas

Na ioga, existe uma infinidade de métodos, que trabalham com combinações de técnicas diferentes. Alguns são apenas mentais, outros devocionais e outros apenas físicos. O método Swásthya Yôga é um resgate da ioga antiga, a original, praticada há mais de 5 mil anos. Sua prática é bem completa e balanceada, pois não está fragmentada. Este método traz efeitos diversos, como flexibilidade articular, alongamento muscular, eliminação do estresse, tônus muscular, força, equilíbrio vertebral, bem estar, vitalidade, melhora na saúde, na circulação sanguínea, descontração, entre outros. Mas, a instrutora Fabiana Sartor diz que o ideal é praticar sem se preocupar com os benefícios e sim em sentir prazer com o esporte. Os benefícios são uma consequência e não o objetivo.

A ioga é uma prática forte e dinâmica, portanto é preciso um mínimo de disposição e saúde, sendo possível praticar a partir dos 12 anos, sem limite de idade. Mesmo que a pessoa tenha algum impedimento físico, isso só vai restringir algumas técnicas e não a filosofia como um todo. “O Swásthya Yôga trabalha com um feixe enorme de técnicas que podem ser facilmente adaptadas a qualquer pessoa, desde que ela tenha vontade e saúde” afirma Fabiana.

A instrutora salienta que existem vários métodos disponíveis para quem busca essa filosofia. “Não existe método melhor ou pior, o importante é  se identificar com o ambiente, a prática, a filosofia e as pessoas que vão compartilhar com você esse momento tão importante de auto conhecimento e bem estar”.

Benefícios da ioga

– A ioga ajuda na manutenção ou redução do peso corporal, se associada a dieta alimentar;

– Dependendo da intensidade da aula, ela pode queimar muitas calorias. Chega a eliminar até 500 calorias em uma hora;

– Aumenta a força, a flexibilidade, a concentração, o equilíbrio, a resistência muscular e a resistência respiratória;

– Melhora a postura, a circulação, o fôlego e a resistência cardiorrespiratória;

– Fortalece os músculos, ossos, tendões e ligamentos;

– Reduz a ansiedade;

– Ajuda a equilibrar a produção de diversos hormônios;

– Ativa os vasos linfáticos, eliminando substâncias tóxicas;

– Ativa os circuitos cerebrais, produzindo bem estar;

– Elimina o estresse do dia-a-dia;

– Equilibra a secreção dos hormônios sexuais;

– Estimula o sistema endócrino, massageando a tiroide;

– Previne várias doenças como o diabetes, a hipertensão e problemas de coluna;

– Estimula os chacras, ou centros de força, harmonizando o corpo e o espírito;

– Melhora a consciência corporal e o autoconhecimento;

– Esculpe o corpo, principalmente se associada a exercícios aeróbicos e musculação;

– Relaxa e dá prazer.

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Grupo SerraNossa

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também