Repasse para Consecom deve ser votado no dia 23

O projeto que altera a gestão de 21% do total arrecadado com o estacionamento rotativo pago em Bento Gonçalves deve ser apreciado pelos vereadores no dia 23 deste mês. Atualmente os recursos são geridos pelo Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) e, caso a proposta seja aprovada, passam a ser de responsabilidade do Conselho Municipal de Segurança Comunitária (Consecom). Com a alteração, o valor deve ser empregado no policiamento comunitário. A previsão é de que a implantação dos núcleos possa ocorrer ainda neste ano, provavelmente em setembro.

A alteração estava na pauta de votações desta semana, mas teve pedido de vistas do vereador Elvio de Lima (PMB) aprovado. A justificativa, segundo ele, é que ainda restam dúvidas sobre o que muda caso haja aprovação do projeto por parte dos vereadores. O prazo para que a matéria retorne à pauta de votações é de 15 dias.

Desde setembro de 2011 o projeto tramita na Câmara, tendo sido apresentado após tentativa frustrada do Executivo de alterar a gestão dos recursos por meio de decreto. No final de novembro, a proposta foi retirada pelo Executivo, que a reapresentou em caráter de urgência, na tentativa de forçar os vereadores a aprovarem a matéria. Apesar disso, ela só entrou na pauta de votações agora.

O que motivou a inclusão da proposta na Ordem do Dia foi reunião realizada na última semana entre os vereadores e o coordenador de Polícia Comunitária do Rio Grande do Sul, Coronel Júlio César Marobin. De acordo com o presidente da Câmara, Valdecir Rubbo, a informação passada é de que o convênio com o Estado já teria sido firmado, o que possibilita que o Consecom transfira recursos para custear o policiamento comunitário.

Devem receber policiamento comunitário os bairros São Roque/Universitário, Progresso/Humaitá/Maria Goretti, Cidade Alta/Juventude, São Fransciso/Licorsul, São Bento/Planalto/ Fenavinho e Botafogo/Santa Rita.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA