• Vinícola Garibaldi

Reprovação do governo Lula cresce, diz Datafolha

  • Posto Ravanello
  • Vinícola Garibaldi

O Datafolha entrevistou 2.002 pessoas nesta semana

Reprovação do governo Lula cresce, diz Datafolha.
Foto: Ricardo Stuckert

O índice de reprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cresceu e quase empatou com a aprovação, segundo a nova pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 21 de março. O levantamento mostra que 35% consideram a gestão de Lula ótima ou boa, enquanto 33% avaliam o governo como ruim ou péssimo – o maior índice desde o início do mandato. Para outros 30%, é regular.

O Datafolha entrevistou presencialmente 2.002 pessoas entre a terça-feira, 19, e a quarta-feira, 20 de março, em 147 municípios. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O índice de confiança é de 95%.

Em comparação com a pesquisa anterior do Datafolha, realizada no início de dezembro, a aprovação do governo petista recuou em três pontos percentuais, saindo de 38% para 35%. Em contrapartida, a reprovação da gestão cresceu de 30% para 33%. O percentual é o maior registrado na série histórica do instituto, iniciada em março do ano passado.

O Datafolha é mais um entre os levantamentos que atestaram que a aprovação de Lula sofreu uma redução no início deste ano. O instituto Quest também mostrou que a reprovação do governo cresceu, enquanto a avaliação positiva do Executivo apresentou uma redução.